Bahia

JEQUIÉ INUNDADA PELO RIO DE CONTAS TENTA VOLTAR A NORMAL NESTA SEGUNDA

A Chesf alerta a importância e necessidade de que seja fortemente evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação.
Jequié Repórter , Jequié (Wilson Novaes) | 26/12/2022 às 09:45
Parque de Jequié inundada
Foto: Uberlan Costa
   A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela Barragem da Pedra, em Jequié, divulgou na noite do último domingo, 25, mais um relatório hidrológico, informando a programação de vazões do reservatório que, devido às continuas chuvas ocorridas na Bacia do Rio de Contas nas últimas horas, registrou até às 18h deste domingo, 25, uma afluência da ordem de 2.900 m3/s, praticando uma defluência de 2.300 m3/s e alcançou um armazenamento correspondente a 93,34% do volume útil.

  Nesta reavaliação verificou-se redução na taxa de elevação do nível do reservatório, bem como um arrefecimento das chuvas e das vazões nos postos situados a montante. Permanecendo essas condições, a tendência é da estabilização do nível de armazenamento do reservatório. Desta forma, no momento, não estão previstas novas elevações de defluência do reservatório da Pedra, permanecendo no valor de 2.400 metros cúbicos por segundo.

  A CHESF ressalta que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nos valores ora praticados em função da evolução das chuvas e vazões na bacia do Rio de Contas, tendo em vista que o período úmido iniciou no mês de novembro de 2022 e vai até abrir de 2023.

   Num comunicado divulgado à imprensa e nas redes sociais, a prefeitura de Jequié através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil  informou que a partir do aumento do nível do Rio de Contas, “as obras do sistema de drenagem pluvial, construídas pela prefeitura, para ajudar no escoamento das águas das chuvas no Residencial Vida Nova e Beira Rio, no Curral Novo, não deverão conseguir absorver a vazão acima do esperado”.

   A Defesa Civil emitiu alerta aos moradores desses dois residenciais para o risco real de alagamentos. Superintendência Municipal de Trânsito (SUMTRAN) orientam à população que evite se deslocar para o Centro, desnecessariamente, e assim, haja diminuição do fluxo de veículos nas ruas, permitindo que as equipes de apoio possam se deslocar com maior agilidade.

  Após se reunir no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jequié-ACIJ, ao meio-dia deste domingo (25), ao lado de representantes da Defesa Civil,  8º Grupamento de Bombeiros Militar,  secretários municipais e representantes de classes. o prefeito Zé Cocã (PP), concedeu  entrevista coletiva à imprensa, na qual fez o relato da situação e o acompanhamento do monitoramento da Chesf na Barragem da Pedra.