Bahia

GOVERNO DO ESTADO INSTALA COMITÊ DE GERENCIAMENTO DE CRISE EM JEQUIÉ

Com Secom informações
Tasso Franco ,  Salvador | 26/12/2022 às 17:49
Governador eleito, Jerônimo Rodrigues, gov em exercício Adolfo Menezes e Cocá
Foto: Diego Mascarenhas
    
   Desde o início da tarde desta segunda-feira (26), o governador em exercício, Adolfo Menezes, e o governador diplomado, Jerônimo Rodrigues, sobrevoam e visitam Jequié, na região sudoeste da Bahia. Devido às fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias.

  As secretarias e órgãos estaduais estão mobilizadas para desenvolverem ações que reduzam os impactos negativos das fortes chuvas que atingem as diversas regiões da Bahia. Um comitê de gerenciamento de crise está sendo montado em Jequié. Na cidade, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia já atua para dar socorro às pessoas desabrigadas e desalojadas por conta das chuvas. No início da tarde, governadores em exercício e eleito farão um sobrevoo de helicóptero para avaliar os estragos provocados pelos temporais.

 Logo após pousarem no aeroporto da cidade, os governadores foram recebidos pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Adson Marchesini, e pelo superintendente da Defesa Civil do Estado da Bahia, coronel BM Miguel Filho. Eles ouviram o detalhamento das ações executadas para mitigar os efeitos das inundações e visitaram a base de apoio às operações dos bombeiros, que receberam reforço de 23 agentes enviados à cidade e que também atuarão em Ipiaú. Adolfo Menezes e Jerônimo Rodrigues seguiram para um sobrevoo de helicóptero pelas áreas alagadas e se encontraram, ainda, com o prefeito de Jequié, Zé Cocá.

Um ginásio da cidade já foi vistoriado e está à disposição das forças estaduais. No local devem ser reunidos e organizados donativos antes da distribuição para as famílias atingidas.   

Mais cedo, também nesta segunda, governadores e o vice-governador eleito, Geraldo Júnior, se reuniram virtualmente com os prefeitos dos municípios localizados nas regiões afetadas pelas chuvas. Facilitar o acesso à água potável e comida, além de restabelecer o fornecimento de energia elétrica para os moradores das áreas isoladas estão entre as prioridades do momento.