Bahia

A TRAGÉDIA DE BARREIRAS: ATIRADOR TERIA POSTADO PLANO DE MASSACRE

Uma jovem cadeirante de 20 anos foi assassinada a tiros na escola, em Barraeiras (Com G1, blogs de Barreiras e PMB)
Tasso Franco , Salvador | 26/09/2022 às 17:34
Perfil do jovem
Foto:
   O atirador que matou a aluna cadeirante de 20 anos em Barreiras, Oeste da Bahia, também estudava na escola cívico-militar Eurides Sant'Anna e teria postado num perfil extremista o plano de massacre na unidade de ensino. Nele, o jovem,  se identificava como um "ser iluminado" cuja ira seria descarregada em "um ato sanguinolento". Em um manifesto, publicado três dias antes do crime, que a polícia acredita ter sido escrito pelo jovem, ele deixa claro seu desprezo pela vida humana:

  "Eu vivi com meu pai na maior parte da minha vida, pois meus pais eram separados e não tinham nenhum sentimento mútuo. Desde pequeno sentia-me superior aos demais, alimentava nojo e ódio de grupos do meu convívio, simplesmente não aceitava estar no mesmo lugar que eles, sentia que merecia mais, ou eles mereciam menos, o que importava era estar por cima".

   O estudante, que está internado em estado grave após receber um tiro, de pessoa ainda não identificada, durante o episódio na escola, escreveu o manifesto de 29 páginas, já está sendo investigado pela Polícia Civil, com o apoio do Departamento de Polícia Técnica do estado. Fontes da Secretaria de Segurança da Bahia confirmaram extraoficialmente que o perfil localizado pertence ao atirador.

   Pouco antes do ataque na escola, o atirador publicou uma mensagem deixando clara sua intenção: "Irá acontecer daqui 4 horas e eu tô bem de boa. Estou tão calmo, nem parece que irei aparecer em todos os jornais". Na sequência, ele, que pulou o muro da escola com um revólver e duas armas brancas, diz estar preparado para tudo: "já estou com tudo comigo, agora é só esperar. Tudo pode acontecer nas próximas horas". aso, no Texas, EUA, também em 2019.

O QUE ACONTECEU

Na manhã desta segunda-feira (26), o jovem invadiu a Colégio Municipal Eurides Sant’Anna, localizada no bairro São Pedro, em Barreiras, Oeste da Bahia, e com uma arma de fogo atirou contra os alunos, sendo que uma aluna cadeirante, identificada como Geane da Silva Brito, 20 anos, acabou morrendo durante o ataque.

Segundo informações, o atirador foi baleado e socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital do Oeste (HO), que fica próximo ao Colégio. Até o momento ainda não se tem detalhes sobre o estado de saúde do atirador e nem da motivação do crime.

“Quando a polícia chegou, que tentou apreender, ele enfrentou a polícia, e aí foi alvejado, e está sendo levado para socorro agora. É um fato que acabou de acontecer, a partir de agora vamos tomar todas as providências para entender o que houve”, afirmou Freitas.

NOTA DA PREFEITURA

A Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, lamentavelmente informa que na manhã desta segunda-feira (26), ocorreu uma tragédia inimaginável no Colégio Municipal Eurides Sant’Anna, que é de gestão compartilhada com a Polícia Militar.

Um indivíduo estranho à comunidade escolar, trajando roupa preta, capuz e óculos escuros, portando uma arma de fogo tipo revólver e duas armas brancas, pulou o muro na unidade escolar dirigindo-se a uma aluna cadeirante efetuando dois disparos contra a estudante, que também foi agredida com golpes de arma branca, vindo a óbito no local. Conforme informações do Comando de Policiamento Regional Oeste (CPRO), na tentativa de fuga, o autor foi atingido por disparo de arma de fogo que partiu de uma terceira pessoa, ainda não identificada. Ele foi socorrido pelo Samu para cuidados médicos, em uma unidade de saúde.

A Secretaria de Educação com todo seu corpo técnico e a Polícia Militar acompanham o caso promovendo todo apoio e assistência aos estudantes e seus familiares com toda a responsabilidade que a situação requer, diante de tão inesperada tragédia.  Em tempo, solidarizam-se com a família da aluna vitimada, expressando os mais profundos sentimentos neste momento de profunda dor e consternação.

Barreiras (BA), 26 de setembro de 2022.