quarta-feira, 22 de setembro de 2021
Bahia

TRIO DE CÃES ESPECIALISTAS EM LOCALIZAR DESAPARECIDOS SÃO TOP DO CB

Com informações da SSP
Da Redação ,  Salvador | 01/08/2021 às 19:33
Cristal, Ronda e Bolt com seus treinadores
Foto: Alberto Maraux
  Eles são novinhos, mas a destreza e habilidades ultrapassam as idades dos três cães integrantes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM). O trio, lotado no  Núcleo de Operações com Cães (NOC) do 3º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Iguatemi), implantado há cerca de um ano e meio, é especialista em farejar restos mortais, pessoas desaparecidas, além de atuar na busca e salvamento em grandes desastres. 

O rostinho de princesa de Cristal, uma Cocker Spaniel de um ano de idade, esconde o trabalho desafiador que a torna única na Bahia. Ela é a integrante forense da equipe e tem experiência em encontrar vestígios de restos mortais. 

“Cristal, conduzida pela soldado Catharina, faz um trabalho bem específico e a raça dela, boa para essa atividade, ajuda demais no nosso trabalho, principalmente em ocorrências no interior do estado, onde temos maior parte dos acionamentos", explicou o comandante do NOC dos Bombeiros, tenente Romualdo Costa Filho. 

Ronda (Bloodhound) - raça popularmente conhecida como Cão de São Bernardo - é a mais brincalhona da equipe e também especialista em Mantrailing. A técnica consiste na busca específica do cheiro de um indivíduo, descartando outros odores.

A soldado Amanda Chagas, intrutora e condutora de Ronda, destacou a convivência com o animal. “Ela é magnífica e tem um aprendizado absurdo. É gratificante ver como conseguimos uma resposta muito boa deles, e com isso ajudamos a sociedade e otimizamos o tempo nas do ocorrências”, disse.

Já Bolt é um dos veteranos da equipe e liga o alerta quando o assunto é a técnica do ‘Ksar’, que consiste na busca de pessoas, seja em grandes desastres ou não. “Mesmo com dois anos de idade, ele é um Pastor Alemão muito esperto e consegue bater área mais rápido”, finalizou Romualdo, completando que o Canil qualifica a atuação do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.