Bahia

LAURO: PROJETO QUE BENEFICIA CICLISTAS AGUARDA SANÇÃO DA PREFEITA

O PL 50/2020 destina 5% das multas de trânsito para implantação e sinalização voltada aos ciclistas
Tasso Franco , da redação em Salvador | 21/11/2020 às 18:31
pERIGO
Foto: HA
Aprovado desde o dia 28 de outubro pela Câmara Municipal de Lauro de Freitas, o Projeto de Lei (PL) nº 50/2020, atende a pedidos de cicloativistas e ciclistas que conquistaram um passo importante com a destinação de recursos financeiros extras para garantir mais segurança aos usuários de bicicleta.

Para Hendrik Aquino, especialista em planejamento urbano e gestão de cidades, a medida é um ótimo começo. “É o básico porém, diante da ausência de políticas públicas para os ciclistas, que transitam espremidos entre os veículos, é, sem dúvida, um passo muito importante.”, relata.

Este ano outro projeto também voltado aos ciclistas foi aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pela chefe do executivo, resultando na Lei 1.886/2020 que institui a “Semana Municipal do Ciclista”, na terceira semana de agosto e reforça o dia 19, quando é comemorado o Dia Nacional do Ciclista.

“Além da sinalização vertical e horizontal, a implantação de ciclovias e ciclofaixas contribuiriam muito com a redução dos riscos de acidentes e de prejuízos, tanto para os ciclistas como também para motoristas, motociclistas e pedestres. O uso da bicicleta tem aumentado e precisa ser estimulado através de um olhar mais atento por parte dos poderes públicos. A ‘magrela’ como alguns chamam, está diretamente relacionada ao esporte, lazer, meio ambiente, saúde, mobilidade e a maior parte dos ciclistas, em Lauro de Freitas, pedala diariamente, por toda a cidade e por necessidade de deslocamento entre suas casas e o trabalho”, afirma Aquino, autor de um estudo sobre o uso da bicicleta em Lauro de Freitas.

Para que o PL nº50/2020 vire Lei municipal é necessário a sanção da Prefeita Moema Gramacho.