Bahia

Lauro: Prefeitura entrega ruas, postos de saúde e SAC Empresarial

O conjunto de ações será disponibilizado à população nesta sexta-feira (14)
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 14/08/2020 às 09:45
Prefeitura entrega ruas, postos de saúde e SAC Empresarial
Foto: Divulgação

Entrega de cinco ruas pavimentadas, posto de saúde e ambulância, inauguração de SAC Empresarial e lançamento de projetos voltados ao meio ambiente e economia. O conjunto de ações será disponibilizado à população, nesta sexta-feira (14). Representantes da administração municipal farão a formalização das benfeitorias. As entregas e lançamentos serão restritos para evitar aglomeração.


Logo pela manhã, às 10h, com presença virtual, a prefeita de Lauro de Freitas faz a entrega de uma ambulância no Pronto Atendimento de Areia Branca. O veículo para transporte ou prestação de primeiros socorros foi recebido pela gestora municipal do Governo do Estado, adquirido por meio de emenda parlamentar.


Em seguida, representantes da Prefeitura farão o lançamento, às 11h, do Projeto Cio da Terra, no bairro de Quingoma. Incentivado pela economia solidária e voltado para famílias empreendedoras da comunidade, o projeto fomenta a produção de alimentos saudáveis para a geração de renda e desenvolvimento sustentável.


Com presença de suas equipes no local, a prefeitura também entrega, às 14h, as obras de pavimentação das Ruas Elvira S. do Nascimento, Florisvaldo Figueiredo, Graciliano Ramos, Valdemar P. Guimarães e Zumira S. Fraga, no Loteamento Santa Bárbara, no bairro de Itinga. As vias, que totalizam 4.870 metros de extensão, receberam os serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação asfáltica e urbanização. As obras fazem parte da etapa 6 do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC Itinga.


Logo após, às 15h, será a vez de entregar à população a Unidade de Saúde da Família Santa Bárbara, na Itinga. A USF conta com seis consultórios médicos e dois odontológicos, salas de vacina, curativo, acolhimento, administração, farmácia, copa, sala de reunião, raio X odontológico, sala de coleta, banheiros, recepção e uma sala expurgo/dml. Um posto de regulação para marcação de procedimentos em toda rede pública municipal também será disponibilizado na estrutura da unidade.


O circuito do conjunto de ações ainda passará por Vilas do Atlântico, às 16h, para fazer o lançamento do Parque das Águas dos Rios Sapato, Joanes e Ipitanga. Os projetos visam a preservação e utilização sustentável de áreas verdes por parte da população, a fim de cuidar de elementos naturais do município e promover a convivência social entre jovens, adultos, crianças e idosos.


Às 16h30, uma visita será feita a sede do CESOL de Lauro de Freitas. O Centro Público de Economia Solidária, localizado no Centro da cidade, entrou em funcionamento há seis meses. No espaço, cedido pela Prefeitura Municipal, são articulados estudos de viabilidade econômica, geração de trabalho, além de fomento, organização e promoção de materiais produzidos na economia solidária.


Às 17h, a Prefeitura inaugura em parceria com o Governo do Estado, o primeiro SAC Empresarial do município que ficará instalado na Central Geral De Apoio Às Micro, Pequenas E Médias Empresas (CGAE), localizado no Centro Administrativo de Lauro de Freitas. A população poderá contar com serviços que orientam condições para se tornar um empreendedor e sobre fomentos do Sebrae para microempreendedor individual, microempresa e empresa de pequeno porte.


Ainda no CGAE, a administração municipal lança o Programa Lauro de Mãos Dadas Vencendo a Crise. O Programa terá oito bases de desenvolvimento: infraestrutura; fortalecimento da economia com enfoque nas zonas comerciais e de serviços da cidade; juventude, qualificação e geração de renda; meio ambiente; cultura; incentivo ao esporte, parques e praças de lazer; rede de proteção social e combate à fome; e parcerias para ampliação da segurança pública. Comissões técnicas envolvendo secretarias de cada área serão criadas para desenvolverem o programa junto com representações da comunidade laurofreitense.