Bahia

PODA DAS AMENDOEIRAS EM ILHÉUS PROVOCA PÂNICO A MORADORES DA S. LOPES

Filme de Alfred Hiticock em Ilhéus. Com G1.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 13/07/2020 às 19:48
As maritacas invadem os apartamentos
Foto: DIV
  Objeto de uma crônica do colunista Walmir Rosário publicada neste Bahia Já, a dderrubada de amendoeiras na Avenida Soares Lopes, em Ilhéus, fez com que as aves (maritacas) fossem se alojar nas janelas dos apartamentos situados à beira mar, a mais famosa via da cidade.

Além da preocupação ambiental com as árvores, os moradores estão em alerta por causa das aves, conhecidas como maritacas. Elas foram vistas procurando abrigo nas varandas dos prédios que ficam na região, já que sem as árvores, elas não têm onde ficar. Um morador registrou as aves na varanda da janela e através de um vídeo é possível notar, apenas em uma varanda, cerca de 60 aves. 

De acordo com o promotor público de Ilhéus, Paulo Figueredo, o Ministério Público Estadual abriu uma ação civil pública sobre o assunto. A prefeitura deve ser intimada nesta segunda-feira (13) e terá até quinta-feira (16) para se manifestar.

O promotor detalhou que já houve um entendimento, na sexta-feira (10), com secretários municipais e a derrubada das árvores foi suspensa até que se encontre uma solução para os envolvidos.

Disse ainda que haverá a participação da Universidade Estadual da Santa Cruz (Uesc), que vai designar uma comissão para auxiliar nos trabalhos do Ministério Público, analisando o plano que vai ser apresentado pelo município.

A prefeitura informou que há replantio programado e a espécie que será replantada está sendo definida entre o Ministério Público e a Secretaria de Meio Ambiente.

Em nota, a prefeitura diz que conforme explicou o secretário de Meio Ambiente da prefeitura de Ilhéus, Mozart Aragão, as árvores foram retiradas com autorização, em cumprimento ao licenciamento ambiental da nova ponte Jorge Amado, que abrange um sistema viário de 2,7 km e acessos ao Centro e ao Litoral Sul.