Bahia

Lauro: Barreira com testes para Covid é montada em Vila Praiana

Cerca de 167 pessoas testadas nesta quinta-feira (25) em Vila Praiana
Imprensa Lauro , Salvador | 26/06/2020 às 10:11
Barreira sanitária com testagem para Covid-19 é montada em Vila Praiana
Foto: Lucas Lins

Em menos de 15 minutos Kalyne Prata recebeu o diagnóstico negativo para Covid-19. A fisioterapeuta foi uma das 167 pessoas testadas nesta quinta-feira (25), em Vila Praiana, Lauro de Freitas, pela equipe médica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), que instalou no bairro a 13ª barreira sanitária.


O coordenador do Comitê Operacional de Emergência em Saúde (COE), Jean Santos, explica que Vila Praiana é uma das quatro localidades que estão com restrição de circulação. A medida vale também para Portão, Ipitanga e Aracuí. "Dos 167 realizados durante todo o dia aqui tivemos 51 pessoas positivas para Covid-19", informou. Só são testadas pessoas com sintomas gripais.


Enquanto uma equipe realizava os exames na Vila Praiana, outros profissionais da saúde testavam os guardas municipais na sede do órgão, seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde que preconiza a testagem em profissionais da saúde, segurança e salvamento público.


De 80 guardas municipais testados, dois tiveram resultado positivo para Covid-19 e foram orientando a ficar em isolamento. "Essa ação aqui é muito importante, porque nós estamos sempre na rua em contato com muitas pessoas. É uma maneira de evitar que quem está assintomático transmita a doença", destaca o guarda Ricardo Joaquim.