Bahia

LAURO: OBRA DE MACRODRENAGEM PODE ACABAR ALAGAMENTO NO CENTRO

Obra de macrodrenagem de canal que vai acabar com alagamentos no Centro de Lauro de Freitas segue em ritmo acelerado

Tasso Franco , da redação em Salvador | 21/06/2020 às 10:57
Macrodrenagem
Foto: PMLF

As obras de macrodrenagem do canal da Avenida Brigadeiro Mário Epinghaus, iniciadas pela Prefeitura de Lauro de Freitas na última quarta-feira (10), seguem em ritmo acelerado. As intervenções, realizadas com recursos do Programa de Financiamento a Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), no valor de R$ 5.375.470,64 consistem na substituição de manilhas de concreto, já existentes, por galerias maiores para aumentar a capacidade de vazão da agua, e no desassoreamento de diversos trechos.

Em alguns pontos do canal, que começa na Avenida Beira Rio e segue até a Mário Epinghaus, as obras terão maior impacto, como na Rua Bispo Renato Conceição da Cunha, próximo à Secretaria Municipal de Saúde, onde estão sendo substituídas as manilhas atuais por três galerias de 4m². Desse trecho até a Rua Euvaldo dos Santos Leite está sendo realizado o desassoreamento, além do aumento da largura e profundidade. Nesse ponto, mais de 50% das obras já foram executadas.

A substituição das atuais manilhas por galerias maiores, também será realizada na Rua Euvaldo Santos Leite, entre a Casa do Trabalhador e o Hotel Ônix. Nesse local, as intervenções serão iniciadas no início de julho, quando terá de haver a interdição do trânsito na via.  Desse ponto até o início da Mário Epinghaus, 80% das obras de dragagem do canal já foram realizadas.

O impacto positivo das obras será melhor percebido na Avenida Brigadeiro Mário Epinghaus, onde as intervenções serão iniciadas em julho. Na via funcionam o Pronto Atendimento Nelson Barros e a agência dos Correios, entre outros estabelecimentos. Esse trecho será redimensionado a partir de intervenções como a ampliação de bueiros tubulares, o que aumentará em mais de três vezes a capacidade do canal, e a implantação de novas galerias, acabando com os alagamentos na região.

Quando avaliadas em conjunto com a macrodrenagem do Rio Ipitanga, também em execução, as intervenções na Mário Epinghaus ganham uma proporção ainda maior. “Estas duas obras vão resolver o problema dos alagamentos em vários pontos da cidade. Na Mário Epinghaus, as obras devem ser finalizadas em seis meses, portanto, até o final do ano o problema dos alagamentos naquela região estará solucionado” destacou o secretário municipal de Infraestrutura, Cesar Sampaio.

Macrodrenagem do Rio Ipitanga

Em execução pelo Governo do Estado por meio da CONDER, o projeto nasceu de um estudo de manejo de águas pluviais feito por empresa contratada pela Prefeitura de Lauro de Freitas na gestão anterior da prefeita Moema Gramacho. As obras de macrodrenagem consistem na construção de piscinões para acúmulo de parte da água das chuvas, e de canais de microdrenagem que também estão sendo construídos em vários pontos da cidade.

A água acumulada será liberada aos poucos para os rios, evitando ou diminuindo a intensidade das enchentes, responsáveis, em parte, pelos alagamentos. Dos seis piscinões do projeto, um, construído em frente ao Aeroporto, já está concluído, e outros dois, localizados na Base Aérea e em frente ao Restaurante Popular, estão em fase de conclusão. Durante as chuvas de março e abril deste ano, os três reservatórios acumularam mais de um milhão de m³ de água. Até o final do ano, todo o projeto deverá ser finalizado.