Bahia

Governo Federal inicia recuperação de barragem na Bahia

A obra custará quase R$ 6 milhões e a previsão é de que seja concluída no prazo de seis meses
Daiane Baruque , Monte Santo | 11/06/2020 às 11:31
Governo Federal inicia recuperação de barragem na Bahia
Foto: Divulgação

O Governo Federal, através do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS), iniciou as obras de recuperação da barragem da Tapera, em Monte Santo, região Sisaleira.

O açude da Tapera, como também é conhecido, é um dos mais antigos do Brasil e foi construído pelo Denocs com a finalidade de abastecimento humano, dessedentação animal, irrigação e piscicultura, todavia, a estrutura do reservatório não passou por manutenção ao longo dos anos.

Apesar de não ter sido citada no último Relatório de Segurança de Barragens - RSB de 2017, divulgado em dezembro de 2018, a Coordenadoria estadual do órgão (CEST/DNOCS) reconheceu a necessidade de reparos.


Autor do pedido de recuperação, o deputado estadual Laerte do Vando (PSC) comemorou a notícia. Para ele, a decisão trouxe alívio para a comunidade local.

“Melhor prevenir que remediar. No ano passado, vimos a tragédia que ocorreu com o rompimento da barragem na cidade baiana de Pedro Alexandre. Como se não bastasse a pandemia, a população temia uma tragédia anunciada”, afirmou.

 

A obra custará quase R$ 6 milhões e a previsão é de que seja concluída no prazo de seis meses. A empresa vencedora da licitação é a Novatec Construções e Empreendimentos Ltda.