Bahia

Mata de São João manterá investimentos de R$ 70 milhões em obras

Pacote arrojado não será prejudicado com crise do Coronavírus e causará transformações na educação, na saúde e na infraestrutura da cidade
Prefeitura de Mata de São João , Mata de São João | 03/06/2020 às 19:26
Requalificação da orla de Praia do Forte
Foto: Jordan Bosco

A grave crise econômica que atinge o planeta e provoca uma série de restrições na esfera da administração pública no Brasil não vai parar o cronograma de obras da Prefeitura de Mata de São João para 2020. O Município está investindo cerca de R$ 70 milhões, em um pacote arrojado de obras. Serão pavimentações, esgotamento sanitário, construção e reforma de escolas e creches, criação de unidades de saúde e de praças, requalificação de trechos da Orlas Marítimas, entre outras.


A assinatura, na semana passada, de ordens de serviço para construção de uma creche, de uma praça e de um campo de futebol com grama sintética no bairro do Diamante, no Centro da Cidade (que começaram na segunda-feira -1), já mostra ritmo de trabalho. A gestão municipal está fazendo obras em todo o território matense, que causarão impactos significativos na melhoria da qualidade de vida da população.


Entre os projetos, estão a construção de uma escola com 16 salas de aula, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e uma policlínica na entrada da Praia do Forte; postos do Programa Saúde da Família em Imbassaí e em Amado Bahia; creches no Diamante, em Vila do Sauípe e em Malhadas; diversas obras de infraestrutura por todo município; reforma do centro de Abastecimento; e obras de infraestrutura turística. 


Organização administrativa - A manutenção dos investimentos, mesmo com a previsão de perda de cerca de 25% da arrecadação municipal para este ano, devido à pandemia do Coronavírus, é possível devido a organização administrativa da Prefeitura. O prefeito Marcelo Oliveira destaca que a gestão das finanças em Mata de São João é conduzida com extrema responsabilidade e eficiência.


De acordo com o gestor, o cronograma de obras já estava planejado e a aplicação dos recursos assegurada. Parte dos investimentos vem de convênios com Governo Federal e a maior parcela é oriunda de recursos próprios do Município.


“São investimentos que demandam sacrifícios e uma gestão responsável dos recursos. Não interferirão no orçamento para prestação de serviços nas áreas de educação, saúde, limpeza urbana, entre outras”, garante Marcelo Oliveira.


As obras na área de educação, que já estão todas em andamento, assegurarão que 100% das crianças e adolescentes da rede municipal estudem em tempo integral. Hoje, cerca de 90% das escolas acolhem seus alunos durante os dois períodos e oferecem três refeições diárias, reforço escolar e atividades culturais e esportivas.


Além de mais três creches e da construção da escola da entrada da Praia do Forte, a prefeitura está realizando a cobertura das quadras poliesportivas de todas as unidades de ensino e reforma e ampliação em escolas da Sede, da Zona Rural e do Litoral.  


Salto na Saúde - Na área da saúde, a população de Mata de São João, que já é atendida em sua totalidade pela atenção básica, terá um serviço melhor ainda. As construções dos PSFs do Amado Bahia, na Sede, e do Mar Belo, em Imbassaí, assegurarão mais eficiência no atendimento médico a essas comunidades e desafogarão as unidades dos seus entornos.


Já a UPA e a Policlínica da entrada da Praia do Forte beneficiarão cerca de 14 mil pessoas no Litoral. “Com os equipamentos, os moradores da região não precisarão mais se deslocar até a Sede, para realizarem procedimentos de emergência mais complexos, exames laboratoriais, ultrassonografia, raio X e diversas especialidades clínicas.Terão agora todos esses serviços perto de casa”, explica Marcelo Oliveira.


Infraestrutura e Turismo – Quando acabarem as restrições sociais e econômicas devido à pandemia do Novo Coronavírus e a atividade turística retomar o seu ritmo, os visitantes que chegarem ao Litoral de Mata de São João irão se surpreender. Praia do Forte, Imbassaí e Santo Antônio terão trechos das suas praias requalificados e suas estruturas ainda mais bonitas e confortáveis.


“Na área da Igreja da Praia do Forte, a construção de um muro de contenção ao avanço das marés e a requalificação da Praça e de barracas de praia estão em fase bem avançadas. Imbassaí terá uma praça de alimentação no meio da Vila e novas barracas de praia”, diz o secretário de Obras de Mata de São João Áureo Franco Júnior. “O Santo Antônio também ganhará nova urbanização e barracas de praias padronizadas, com projetos arquitetônicos bem elegantes”, detalha o secretário.


Importante obra de infraestrutura ligada ao turismo, a pavimentação da estrada do Castelo Garcia D’Ávila facilitará o acesso a um dos nossos mais importantes patrimônios histórico e cultural. As obras de pavimentação e esgotamento sanitário e a construção de praças estão espalhadas por toda Mata de São João.


“Na nossa história na gestão pública de Mata de São João, como secretário de algumas pastas, como vice-prefeito e como prefeito, enfrentamos e vencemos diversos desafios. Quando entregarmos a cidade ao próximo gestor, no dia 1º de janeiro de 2021, não temos dúvidas de que o faremos com muito orgulho e com a sensação de dever cumprido”.