Bahia

UFOB começará a realizar testes de Covid-19 em Barreiras na terça (12)

A UFOB aplicará 5 mil testes moleculares para diagnosticar Covid-19 na Região Oeste da Bahia
UFOB , Barreiras | 11/05/2020 às 19:19
A UFOB aplicará 5 mil testes moleculares para diagnosticar Covid-19 na Região Oeste da Bahia
Foto: Divulgação

Os tão aguardados testes para diagnosticar a Covid-19 começarão a ser realizados em Barreiras pela Universidade Federal do Oeste da Bahia a partir desta terça (12). Inicialmente serão analisadas 30 amostras diárias, de segunda a sexta-feira.

As amostras serão enviadas pelo Núcleo Regional de Saúde do Oeste, conforme prioridades estabelecidas pelos órgãos sanitários. O pedido de coleta seguirá o fluxo já estabelecido pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAB). Após o recebimento, o resultado deverá ficar pronto em 72h. As amostras positivas não precisarão de contraprova, já que o laboratório de Campanha da UFOB foi certificado pelo Lacen.

Os diagnósticos serão realizados por professores do Núcleo de Estudos de Agentes Infecciosos e Vetores (NAIVE) da UFOB. No total, serão aplicados 5 mil testes.

A ação é resultado de um acordo de cooperação técnica com a Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), que doou R$ 370 mil, Governo da Bahia, Prefeitura de Barreiras e de recursos oriundos do Ministério da Educação para implementar ações de combate à Covid-19.