Bahia

SEC BAHIA MOBILIZA PARA ENEM COM FOCO EM INSCRIÇÕES. VIDEO YOUTUBE.

Secretaria da Educação mobiliza para o ENEM 100% com foco nas inscrições e novos recursos tecnológicos
Tasso Franco , da redação em Salvador | 09/05/2020 às 11:35
Novos recursos tecnológicos
Foto:
Em live realizada no canal do YouTube Educação Bahia, a Secretaria da Educação do Estado apresentou,  a nova etapa do projeto ENEM 100% com orientações para a fase de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), além das novidades do projeto. 

Nesta quarta edição do ENEM 100%, os estudantes poderão acessar os conteúdos que estão disponíveis no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br/enem100) e irão contar com os recursos das plataformas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Ensino Médio (www.ensinomediodigital.fgv.br/) e do Curso ENEM Gratuito (www.cursoenemgratuito.com.br). Este ano, as inscrições acontecem de 11 a 22 de maio e as provas ocorrem 1° e 8 de novembro (provas impressas) e 22 e 29 de novembro (provas digitais).

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito, ressaltou o empenho em apresentar um conteúdo pedagógico que colabore para um bom desempenho dos estudantes no ENEM. "Apresentamos novos materiais disponibilizados por parceiros da secretaria, que podem ser trabalhados pelos professores e estudantes na preparação para as provas. A plataforma da FGV, por exemplo, permite a elaboração de simulados com questões inéditas e correções on-line. O Curso Gratuito do ENEM traz materiais qualificados e foi acessado por mais de 800 mil usuários, em 2019. Destes, 180 mil foram acessos somente aqui da Bahia, das redes pública e privada. Além disso, temos uma página novinha no Portal da Educação dedicada ao projeto, recheada de informações úteis, conteúdos e dicas."

A gestora também destacou que o principal desafio, neste momento, é garantir a inscrição dos estudantes. "A gente faz um apelo aos educadores quanto à importância do engajamento de todos, notadamente neste período de pandemia, para que as escolas ajudem os estudantes que não têm  acesso à internet a realizarem sua inscrição, seguindo,  claro, todas as recomendações de segurança, como o uso da máscara individual, por causa do novo Coronavírus", destacou Manuelita.

A diretora de Currículo, Avaliação e Tecnologias Educacionais da SEC, Jurema Brito, explicou sobre a realização, pela primeira vez, das provas digitais do ENEM. "Na Bahia, serão apenas contempladas as cidades de Salvador e Feira de Santana, com um total de três mil vagas. A realização das provas acontecerá em instituições de ensino credenciadas a partir de um edital que sairá na próxima semana. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição dos interessados e, ao esgotar, os estudantes só poderão optar pela prova impressa".

A pesquisadora da FGV, Mariana Guglielmo, falou dos recursos que os estudantes terão à disposição na plataforma da instituição. "Os estudantes estão tendo que se adaptar a esta nossa realidade e, com certeza, podemos agregar muito ao projeto ENEM 100%. Todos os estudantes da rede podem se escrever na nossa plataforma e começar a elaborar avaliações com as nossas questões, que são inéditas e ligadas à matriz do ENEM, e estudar por meio dos gabaritos comentados, podendo acompanhar seus rendimentos nas áreas do conhecimento", salientou.

O diretor do Curso ENEM Gratuito, João Vianney, falou sobre mais alternativas que professores e estudantes terão na aprendizagem. "No site tem um cronograma diário de estudos de tudo que vai acontecer. E o reforço para o estudante vai ficar mais fácil para ele se organizar, com exercícios e plano de aulas, além de estarem disponíveis todas as aulas do Ensino Médio e preparatórios para o ENEM", explicou.

*O que o estudante precisa saber para o ENEM*:

- *Período de inscrição*: 11 a 22 de maio;

- *Quem pode fazer*: Em geral, qualquer pessoa que esteja no Ensino Médio ou já tenha concluído esse grau de formação pode prestar o ENEM;

- *O que precisa para se inscrever*: Acessar o endereço www.enem.inep.gov.br/participante colocar o CPF no local indicado e, depois, preencher o formulário;
 
- *Provas impressas*: 1º a 8 de novembro;
  
- *Provas digitais:* 22 e 29 de novembro;

-  *O que é ENEM digital*: Os estudantes terão a opção de realizar as provas de forma digital. Nesse momento serão 100 mil inscrições para todos os estados do Brasil e os locais de prova serão determinados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que deverá apresentar uma infraestrutura adequada para receber os computadores onde serão aplicados os exames. As inscrições serão disponibilizadas no mesmo período das provas tradicionais e serão uma opção para os primeiros que desejarem realizar a prova nesta metodologia.
 
- *Redação no ENEM digital*: Para os estudantes que optarem por realizar a prova de forma digital, a redação continuará sendo feita de forma impressa.