Bahia

MAIS ONZE MUNICÍPIOS DA BAHIA JÁ ABREM COMÉRCIO COM RECOMENDAÇÕES

Segundo levantamento feito pelo Correio, mais 11 municípios reabriram o comércio, parcialmente: (Informações do Correio, Blog do Anderson e PMSerrinha)
Tasso Franco , da redação em Salvador | 22/04/2020 às 12:25
Prefeito de Serrinha, médico Adriano Lima, autorizou 50% funcionamento
Foto: BJÁ
   Segundo levantamento feito pelo Correio, mais 11 municípios reabriram o comércio, parcialmente:
Vitória da Conquista, Alagoinhas, Barreiras, Eunápolis, Valente, Ribeira do Pombal, Itabela, Teixeira de Freitas, Jacobina, Serrinha e Amargosa. 

Ainda que o funcionamento do comércio vá contra a recomendação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), os municípios defendem a definição de regras de segurança nos estabelecimentos como o uso de máscaras, disponibilidade de álcool em gel, manutenção do distanciamento e, em alguns casos, há decretos que limitam horários de funcionamento. 

O município de Amargosa é mais um que publicou no Diário Oficial da cidade no início da semana, novas medidas para reabertura dos estabelecimentos.  A justificativa conforme consta no documento diz respeito a “importância do fortalecimento da economia local, bem como com a permanência e geração de novos postos de trabalho”, considerou o prefeito da cidade, Júlio Pinheiro dos Santos Júnior. 

Todos os estabelecimentos comerciais deverão disciplinar a entrada nos estabelecimentos, formação de filas e oferecer EPIs de proteção aos funcionários, além de disponibilizar álcool em gel. Os estabelecimentos de Amargosa ainda que abertos não podem, no entanto, realizar ações promocionais que promovam direta ou indiretamente aglomeração de pessoas no interior ou fora do estabelecimento.

Para o secretário de saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, mesmo que os municípios tenham autonomia administrativa para definir suas normas de conduta no combate à pandemia, o momento não é propício para reduzir o isolamento social. “Somos contrários à liberação do comércio ou diminuição do rigor do distanciamento social em municípios com transmissão ativa do vírus”, defendeu. 

PRINCIPAIS MEDIDAS 

Vitória da Conquista Entre os serviços com atendimento normal estão o de assistência médica e hospitalar e atividades da saúde, mercados, feiras livres, distribuidoras de gás, serviços de energia elétrica, de água, de esgoto e de lixo. Também funcionam as clínicas veterinárias, lojas de produtos agropecuários, bancos, lotéricas e cooperativas de crédito, postos de combustível, lojas de autopeças e oficinas mecânicas, hotéis e pousadas e lojas de material de construção. A prefeitura flexibilizou ainda o funcionamento de óticas e Prefeitura flexibilizou a abertura das óticas, escritórios e demais locais de prestação de serviços.

Alagoinhas Os estabelecimentos comerciais retomaram suas atividades com horários reduzidos das 8h às 14h. Os bares, restaurantes e lanchonetes poderão funcionar das 8h às 21h. 

Barreiras O comércio funciona normalmente. Bares, restaurantes e lanchonetes poderão funcionar até as 20h. Após esse horário poderão funcionar internamente através de delivery ou drive thru. A medida só mantem a suspensão dos clubes sociais de esportes e recreação, cinemas, academias e casas de espetáculo. 

Eunápolis As lojas também estão orientadas a adotarem medidas de higiene pessoal e organizarem as pessoas com distância de, no mínimo, 1,5 m. Os estabelecimentos que não cumprirem as normas previstas no decreto podem pagar multas e ter o alvará cassado.

Valente  Os estabelecimentos podem funcionar das 8h às 17h. A medida não é válida para bares, quiosques e academias. As lojas devem oferecer em seus espaços de atendimento álcool em gel, reduzir funcionários para atendimento equipados com EPIs de proteção (luvas e máscaras) e adotar o atendimento escalonado dos clientes com distância mínima de um metro.

Ribeira do Pombal As lojas podem abrir das 8h às 14h. As lojas também estão sendo orientadas a adotar todas as medidas preventivas de higiene e segurança. 

Itabela O comércio em geral pode funcionar de 8h às 14h. Bares, pizzarias e restaurantes, das 14h às 20h, sem utilização de sistema de som. Continuam fechados academias e centros esportivos. 

Teixeira de Freitas O comércio varejista está funcionando na condição de cumprirem as normas de higiene e segurança. Os restaurantes, lanchonetes, delicatessen/conveniências (postos de combustível), bares, trailers, barracas e similares devem funcionar, preferencialmente, no sistema Drive Thru ou delivery. É proibida a comercialização de bebidas, alcoólicas ou não, para consumo em balcão ou em mesas dispostas em calçadas. Atividades como salões de beleza e barbearias que atenderem de forma individualizada, podem funcionar com horário agendado e sem pessoas em sala de espera. O mesmo vale para os estúdios de fisioterapia e pilates.

Jacobina O comercio deve disponibilizar mascaras para todos os colaboradores e álcool em gel. A distância mínima nas filas, deve ser de 2 metros. 

Serrinha A Prefeitura autorizou retorno de comércio com operação de 50% da capacidade de atendimento. Também é obrigatório uso de máscara para funcionários e clientes e disponibilização do álcool em gel.

Amargosa As lojas podem ser reabertas contanto que se comprometam a disciplinar a entrada nos estabelecimentos, formação de filas e forneçam também EPIs de proteção aos funcionários. Os estabelecimentos de Amargosa não podem realizar ações promocionais que promovam direta ou indiretamente aglomeração.

CONQUISTA

Cotada para preencher a chapa do prefeito Herzem Gusmão Pereira à Prefeitura de Vitória da Conquista nestas Eleições 2020, a empresária Ana Sheila Lemos Andrade, presidente do Democratas, deixou a Câmara de Dirigentes Lojistas. Procurada pelo BLOG DO ANDERSON na segunda-feira (20), Sheila Lemos disse que “estou afastada por 180 dias. Depois retorno”. O vice-presidente Clóvis Sousa Marques assume a entidade no meio dessa crise da Pandemia da COVID-19.

NO LUTO

O empresário Saulo Bruno Araújo de Barros, de 31 anos, deixou a liderança do Luto pelo Comércio, movimento que pede a reabertura de atividades econômicas em Vitória da Conquista fechados há um mês em decorrência da Pandemia da COVID-19. Em entrevista ao Conquista de Todos, programa da Rádio Brasil que o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta terça-feira (21), Saulo detalha todo esse processo e ameaças sofridas por seu posicionamento que não foi do agrade de alguns grupos. Ele permanece no Luto pelo Comércio na esperança de conseguir uma agenda com o prefeito Herzem Gusmão Pereira.