Bahia

Mata de São João é uma das 4 cidades da RMS sem casos de Coronavírus

Município adota medidas de isolamento social, de conscientização da população sobre os cuidados com o vírus e de fortalecimento da Rede Municipal de Saúde
Prefeitura de Mata de São João , Mata de São João | 17/04/2020 às 11:11
Hospital Municipal de Mata de São João
Foto: Renan de Lima

As medidas adotadas pela Prefeitura para proteger a população contra o Coronavírus têm surtido efeito em Mata de São João. Mesmo sendo um dos quatro principais destinos receptores de turistas da Bahia e de ter uma circulação de trabalhadores muito intensa, o município ainda não tem caso notificado de pacientes com COVID-19 até a tarde de ontem (16). No boletim oficial do dia, constam 89 casos suspeitos, 47 descartados e 42 em monitoramento.

  Das 13 cidades da região Metropolitana de Salvador (RMS), apenas Mata, Itaparica, São Sebastião do Passé e Madre de Deus não possuem pessoas infectadas pelo vírus, segundo dados da secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A RMS tem uma população de aproximadamente 4 milhões de habitantes e é a que concentra, disparado, a maior população e as mais importantes atividades econômicas do estado.

  Desde o início da ameaça de pandemia no Brasil, Mata de São João, que tem 46,6 mil habitantes, adotou uma série de medidas de isolamento social, de orientações da população e de preparação de toda a rede se saúde. Desde o primeiro decreto municipal, do dia 17 de março, que suspendeu todos os eventos para mais de 50 pessoas e as aulas das redes pública e privada, foram mais de 10 textos até agora.

  Entre outras medidas, foram fechados temporariamente todos os comércios com menos de 200 metros quadrados (que não trabalham com produtos e serviços essenciais à população) e todos os restaurantes e bares. Foram suspensas também as atividades de hotéis com mais de 50 funcionários.

  “O fato de Mata de São João ser um município turístico, de muita circulação de pessoas, nos exige cuidados redobrados para proteger a população. E não temos dúvida que estamos obtendo êxito porque todos os matenses têm entendido e colaborado com as diversas ações de prevenção ao Coronavírus adotadas pela gestão municipal”, acredita o prefeito Marcelo Oliveira.

  Reforço na Saúde – Uma das medidas mais importantes adotadas pela Prefeitura de Mata foi a preparação de toda a Rede Municipal de Saúde. Todos os técnicos e gestores da pasta têm se empenhado ao máximo para orientar a população sobre as medidas de isolamento social, de higiene e de como agir em caso de suspeita da doença.

  O Município tem investido também em equipamentos e em profissionais e aumentado a capacidade de atendimento hospitalar da cidade, para se preparar para uma possível epidemia do COVID-19. 

  A Prefeitura fez uma compra de mais 15 unidades de suporte respiratório intensivo (ventiladores para respiração mecânica), e mais dois portáteis para transporte de pacientes em estado grave, e já adquiriu todos os equipamentos multiparaméticos necessário. Atualmente, o Município conta com sete ventiladores para respiração mecânica.

   “Todas as ações de controle têm colaborado para ainda não termos casos aqui. Porém estamos nos preparando para o pior. Tomando todas as medidas necessárias para que em uma eventual epidemia nossa rede de saúde não entre em colapso”, explica Marcelo Oliveira.

  “Compramos também 30 camas hospitalares, para, se houver necessidade, montar um hospital de campanha em umas das nossas escolas, para atender pacientes em estados mais brandos”, detalha o prefeito.

  De acordo com o gestor, a saúde é direito de todos e o dever das gestões públicas é garanti-la mediante políticas sociais e econômicas, que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos.  

“Vamos ajustando as medidas de acordo com as necessidades e com os panoramas do avanço ou da contenção do COVID-19, nos âmbitos local, estadual, nacional e internacional”, explica.