Bahia

Feiras da agricultura familiar têm produtos para enriquecer a Páscoa

O Governo vem alertando os agricultores e agricultoras familiares quanto aos cuidados necessários para evitar a contaminação pelo vírus.
SDR na Mídia , Salvador | 09/04/2020 às 16:03
Feiras da agricultura familiar têm produtos para enriquecer a Páscoa
Foto: Divulgação

Coentro, cebolinha, quiabo, castanha, muitos temperos e uma diversidade de alimentos, produzidos por agricultores familiares para deixar a ceia da Páscoa mais gostosa, estão sendo comercializados em feiras livres e mercados municipais do interior do estado. E isso feito resguardando as determinações e orientações emitidas em decretos municipais e estadual para o enfrentamento da Covid-19. 

Em Irecê, a Feira de Orgânicos acontece todas às quartas-feiras, a partir das 15h, na Praça Clériston. A coordenadora do núcleo Raiz do Sertão e da feira, Paula Silva, afirma que a procura nesta semana foi maior com a chegada da Páscoa, o movimento aumentou: com a Covid-19, tivemos que nos ressignificar. Estamos fazendo cestas, sacolas e entregando em delivery e voltamos a fazer a feira de orgânicos, pois no nosso território não tem caso confirmado da doença. Assumimos o compromisso de garantir a produção de alimentos saudáveis, certificados, e os nossos clientes, que são de grupo de risco, que devem ficar em casa, nós continuamos atendendo, entregando nas casas deles, garantindo que continuem se alimentando bem”.  

Na banca do agricultor familiar Antônio Maia, da comunidade de Lagoa Nova de São Gabriel, que mantém distância da barraca vizinha, hortaliças, frutas e verduras fresquinhas, colhidas na sua propriedade, estão à venda. De máscara, ele atende a clientela, um de cada vez: “Tô vendendo de tudo um pouco, apesar dessa pandemia, mas seguimos firmes aqui”. 

Em Quixabeira, no Território Bacia do Jacuípe, também às quartas, acontece a Feira da Agricultura Familiar. O secretário municipal garante que a população pode fazer sua feira com tranquilidade: “Estamos tomando todas as medidas de segurança, os agricultores estão utilizando máscara, álcool gel, orientando os clientes para que a gente possa ter um atendimento tranquilo, mantendo o distanciamento das barracas e evitando que as pessoas se aglomerem”. 

Para os consumidores da capital, tem Feira da Agricultura Familiar na Avenida Otávio Mangabeira, no circo Picolino, aos sábados. A feira está recebendo pedidos via Whatsapp, pelo número (71) 9 8361-1980, para que, quando o cliente chegue no local, as compras já estejam separadas. 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), vem alertando os agricultores e agricultoras familiares quanto aos cuidados necessários para evitar a contaminação pelo vírus. 

Entre os cuidados para a realização da feira livre estão o posicionamento da barraca na feira de forma a evitar aglomeração, a uma distância mínima de três metros da barraca vizinha, o uso de máscaras e luvas e a disponibilização de álcool em gel 70% nas barracas. Não poderão participar da feira, tanto feirantes quanto consumidores, pessoas acima de 60 anos e/ou com doenças crônicas (diabetes, respiratórias e do coração), e, ainda quem estiver com sintomas do coronavírus. As feiras livres são realizadas de acordo com as determinações de cada prefeitura municipal. Por isso, é necessário buscar essas informações locais junto às prefeituras.