Bahia

DIOCESE DE SERRINHA CANCELA PROCISSÃO DO FOGARÉU NA DATA DOS SEUS 90a

Bispo Assolari presidirá uma missa às 19h em frente a catedral
Tasso Franco , da redação em Salvador | 08/04/2020 às 14:36
Procissão do Fogaréu
Foto: RM
  Uma das mais belas procissões católicas da Bahia, a do Fogaréu, que completaria 90 anos nesta quinta-feira, 9, em Serrinha, não será realizada neste 2020. 

   Em fala aos fiéis no facebook o bispo diocesano Dom Otorino Assolari, italiano de Bérgamo, disse que vai atender o decreto do prefeito Adriano Lima que proibe aglomerações diante da ameaça do Covid-19, presidirá uma missa às 19h, na Praça Miguel Carneiro, em frente a catederal basília e depois sairá de carro com uma cruz fazendo o percurso da procissão.

   O bispo diz que as pessoas não devem seguir o veiculo da diocese e sim, aqueles católicos, postarem-se nas sacadas e janelas de suas casas para receberem a benção. Comentou, ainda, que no alto da colina de Senhora Sant'Anna local onde se encerra a procissão fará um pronunciamento às familias serrinhenses e orações.

   A prociessão do fogaréu foi realizada em Serrinha, pela primeira vez, em 1930, por orientação do padre Carlos Ribeiro e durante esses 90 anos sofreu algumas modificações no seu percurso. Trata-se, em sintese, da busca ou peregrinção a Cristo no Monte das Oliveiras.