Bahia

ESCOLA ESTADUAL EM SALVADOR DISPONIBILIZA ON-LINE ATIVIDADES DE ENSINO

Escola estadual em Salvador disponibiliza on-line atividades pedagógicas e de apoio socioemocional para os estudantes
Tasso Franco , da redação em Salvador | 30/03/2020 às 10:24
Aluno usa smartphone
Foto: SEC
Com o objetivo de garantir a continuidade do aprendizado dos estudantes neste período de suspensão das aulas presenciais, por conta da prevenção ao Coronavírus (COVID-19), a equipe de gestores e de professores do Colégio Estadual Edivaldo Boaventura, localizado no bairro do Stiep, em Salvador, criou um site, no qual são disponibilizadas, diariamente, atividades pedagógicas para os estudantes. Além das atividades agrupadas por disciplinas e turmas, o site também conta com uma aba em que são postados conteúdos de apoio psicológico, como textos e sugestões de filmes, séries e livros para ajudá-los a lidar melhor com o isolamento social. O site pode ser acessado através do link: https://sites.google.com/view/colegioedivaldoboaventura/.

Segundo a diretora do colégio, Rogéria Martins dos Santos, o site ajuda a manter o ritmo de estudos dos estudantes. “É uma ferramenta de suma importância, pois possibilita a eles conciliarem aprendizados já iniciados e o acesso a novos conhecimentos que ajudarão no crescimento intelectual e pessoal deles”, explicou.

A professora de Língua Portuguesa, Vivianne Longuinho, afirmou que a tecnologia tem auxiliado muito o aprendizado dos estudantes. “O site torna possível a aprendizagem à distância. Já postei no site um vídeo de uma fábula, dei algumas explicações sobre o assunto e os alunos irão fazer a leitura, entender a história e relacioná-la ao gênero textual”, comentou a educadora.

O estudante Adrian Gabriel Sales, 11, 6º ano, disse que o site está facilitando a sua rotina de estudos. “Gostei muito da ideia que a escola teve, pois estou aprendendo bastante e o site nos ajuda muito. Além de responder as atividades que os professores postam, eu também faço pesquisas na internet”, afirmou. Sua mãe, Ana Patrícia Sales, também aprovou a iniciativa. “Faço questão de acompanhar a vida escolar do meu filho e essas atividades on-line são essenciais para o aprendizado dos estudantes, neste momento de quarentena que estamos passando”, disse.

Suspensão das aulas – O governador Rui Costa anunciou a suspensão das aulas, no dia 19 de março, nas escolas estaduais e da rede privada, em todos os municípios da Bahia. As determinações têm por objetivo evitar a disseminação do vírus que causa a doença COVID-19. Após a suspensão, as aulas da rede estadual deverão ser repostas.