Bahia

Municípios da Costa do Cacau são convocados controle do coronavírus

A Prefeitura de Ilhéu promoveu um encontro com a Sesau e o trade turístico da região representado por diversas entidades
Secom Ilhéus , Ilhéus | 16/03/2020 às 19:44
Municípios da Costa do Cacau são convocados controle do coronavírus
Foto: Divulgação

Com o objetivo de unir forças, promover  treinamentos para o controle, prevenção, contigência e enfrentamento à doença do Covid-19 no Sul da Bahia, transmitida pelo novo coronavirus, a Prefeitura de Ilhéus por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) promoveu um encontro com a Secretaria de Saúde (Sesau) e o trade turístico da região representado por diversas entidades, no último sábado (14).

Ficou deliberada a  convocação de todos os prefeitos, secretários de saúde e turismo, de todos os municípios que integram a região da Costa do Cacau, como  Ilhéus, Itacaré, Marau, Uruçuca, Itabuna, São José da Vitória, Ipiaú, Pau Brasil, Canavieiras, Una e Santa Luzia, para participar de reunião restrita que a Câmara de Turismo Costa do Cacau, o  Conselho de Turismo de Ilhéus, as secretarias municipais de Cultura e Turismo (Secult) e da Saúde (Sesau) de Ilhéus, bem como a Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), promoverão nesta próxima sexta-feira (20), às 14h, no Centro de Convenções de Ilhéus.

De acordo com a presidente da Câmara de Turismo Costa do Cacau, Maria Aparecida Aguilar, "nessas horas, a união e o alinhamento entre o poder público e a sociedade civil organizada são as formas mais eficazes para controlar e prevenir a população do coronavirus. Por isso, solicitamos a participação de todos os representantes convocados para que possamos atuar de forma conjunta e unificada".

Para o secretário de Cultura e Turismo, Fábio Manzi Junior, "o navio de pequeno porte com 230 passageiros, originário da Europa, que estava programado para desembarcar em Ilhéus na quarta-feira (18), já tendo passado por lugares como Argentina, Uruguai, Parati, Búzios, Rio de Janeiro, e que está sendo monitorado pela Anvisa, mesmo sem registro de nenhum caso de coronavirus, cancelou o desembarque em nossa cidade. Juntamente com a secretaria de saúde, estamos a promover treinamentos para as equipes, colaboradores, voluntários e funcionários do trade turístico, como rede hoteleira, bares, restaurantes, táxi, motoristas de aplicativos e todos os sindicatos afins, para que as medidas de prevenção, contigência e controle do coronavirus sejam feitas no caso de alguma suspeita ou contágio. Nosso foco é a prevenção", disse.

O titular da Sesau, Geraldo Magela, destacou que até o momento ainda não tem nenhum caso de coronavirus confirmado em Ilhéus. "As capacitações das equipes da rede municipal saúde já foram realizadas, assim como treinamento para as equipes do Aeroporto Jorge Amado. Avançamos e alertamos para que o setor do turismo como um todo adote todas as medidas de prevenção e assepsia, conforme as recomendações do Ministério da Saúde".

Para o presidente da Atil, Attila Eiras, "não adianta apenas uma cidade adotar as medidas de prevenção e contigência do coronavirus, se a cidade vizinha não está prevenindo, tendo em vista a circulação de pessoas entre os municípios. É preciso que haja um compromisso de todos para o menor impacto e controle do coronavirus".

Em caso de suspeita ou contágio, a pessoa deve ficar em casa, em local ventilado, distante de outras pessoas, deve evitar visitas, lavar bem as mãos, usar álcool gel com concentração de no mínimo 70%, se possível, fazer uso de máscara descartável, não compartilhar utensílios domésticos como talheres, copos e toalhas, e ligar para a Vigilância Epidemiológica por meio do número (73) 98837-9911, para orientação e acompanhamento.

Se o estado de saúde for grave, o usuário deve ligar para o SAMU 192 para encaminhamento para hospital de referência.

Além da Secult e Sesau,  fizeram-se presentes a Secretaria de Comunicação, a Câmara de Turismo Costa do Cacau, o  Conselho de Turismo de Ilhéus na pessoa do presidente Jacks Rodrigues, o Conselho Municipal de Saúde representado pelo presidente Marcos Lessa, a Costa do Cacau Convention Bureal com o presidente Luigi Massa, a Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), o Sindicato dos Hotéis (Sindhotel) com a presença do presidente Ricardo Myazato e o gerente do Centro de Convenções, Rildo Mota, que também representou a Secretária de Turismo do Estado da Bahia.

 

Como posso me proteger?

- Lave as mãos com frequência, com água e sabão, ou higienize com álcool em gel 70%;

- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;

- Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar;

- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos com água e sabão;

- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;

-Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados, entre outras medidas individuais preconizadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).