Bahia

Exames descartam coronavírus em Lauro de Freitas

A Vigilância Epidemiológica está em alerta para monitorar todos os casos suspeitos
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 13/03/2020 às 10:16
Exames descartam coronavírus em Lauro de Freitas
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Lauro de Freitas esclarece que não há confirmação positiva para a doença Covid-19 em nenhum dos seis casos suspeitos notificados no município, de acordo com boletim emitido pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) às 17h desta quinta-feira (12). Destas notificações, cinco foram descartadas através de exames laboratoriais. O sexto caso foi liberado após análise clínica que descartou o coronavirus.

Esse último caso é uma criança de oito anos que teve contato próximo a turistas internacionais. O menino deu entrada na Upinha 24h da Itinga com sintomas clássicos como coriza e tosse produtiva, porém sem febre. A equipe médica da Unidade decidiu colher amostra, que foi enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), e encaminhá-lo para um hospital referenciado pelo fato do menor ter tido contato com turistas.

A criança foi regulada para o Hospital Couto Maia e na Unidade, após nova avaliação médica e análise clínica, o paciente teve a suspeita de Covid-19 descartada e recebeu alta médica.

A Vigilância Epidemiológica está em alerta para monitorar todos os casos suspeitos e os profissionais da assistência já foram treinados para identificar sintomas do coronavirus. Informa ainda que as unidades de saúde estão vigilantes para a notificação não apenas de casos suspeitos do novo coronavírus, como também de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus, H1N1 dentre outras.

 

Alerta para fake news


A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que, ao receber mensagens, fotos e vídeos em redes sociais ou aplicativos de conversas, é preciso avaliar a fonte da informação e confirmar a veracidade dos dados antes de encaminhá-los. Os órgãos e instituições oficiais, como a Secretaria Estadual de Saúde, são as fontes mais indicadas para esclarecer dúvidas sobre coronavírus.
Diante da circulação em massa de fake news a respeito do coronavírus é importante alertar que a população fique atenta às informações e dados oficiais da Secretaria de Saúde Lauro de Freitas.


Novos critérios de Vigilância


O Ministério da Saúde mudou os critérios de classificação de caso suspeito no país. Agora, todas as pessoas que chegarem ao Brasil de países da América do Norte, Europa e Ásia, e tiverem sintomas como febre, coriza, tosse, falta de ar poderão ser considerados casos suspeitos de COVID-19. Anteriormente, os casos suspeitos eram classificados apenas a partir do histórico de viagem para alguns países com transmissão local da doença.


Prevenção

Para evitar a proliferação do vírus, a Sesa recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

 

Plano de contingência contra o coronavírus


Em Lauro de Freitas, profissionais da Saúde estão participando de treinamento para o Plano de Contingência ao Coronavírus, com destaque para assuntos importantes como plano de atendimento, organização dos serviços, protocolo de diagnóstico e a necessidade de rastrear, precocemente, qualquer caso suspeito do coronavírus e outras doenças, para que os profissionais sigam em alerta quanto ao manejo clínico desses pacientes.

Agentes de saúde e endemias, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem foram capacitados para rastreio de possíveis casos da doença. Para os agentes e profissionais das unidades de urgência e emergência o foco foi a realização do atendimento em pacientes que apresentem os sintomas, notificação compulsória dos casos suspeitos da doença, diagnóstico e tratamento.