Bahia

FEIRA TEM 3 PESSOAS COM CORONAVIRUS E DECIDE SOBRE MICARETA NA SEXTA

Na Bahia segundo o Ministério da Saúde existem 65 casos suspeitos de coronavirus
Tasso Franco , da redação em Salvador | 12/03/2020 às 20:01
Micareta poderá ser adiada
Foto: DIV

É fake news (notícia falsa) a informação de que a profissional de saúde que trabalhou no carnaval de Salvador faleceu devido complicações decorrentes do coronavírus. A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que a profissional teve suspeita de coronavírus descartada e confirmação para H1N1. Ela passa bem e já está curada.

Mensagens, áudios e fotos que estão circulando nos grupos de mensagem fazem na verdade referência a uma mulher que trabalhou como ambulante no carnaval de Salvador, teve diagnóstico de H1N1 e faleceu no município de Madre de Deus (Ba), por complicações da doença. Em nota, a Secretaria de Saúde de Madre de Deus informa que o resultado do exame para diagnóstico de coronavírus deu negativo.

“Pedimos cautela e prudência da população ao compartilhar essas informações, que não são oficiais e que não tem nenhum respaldo. Isso causa pânico, angústia e falta de confiança nos órgãos públicos que estão lidando diretamente com a situação, e tratando de forma mais clara possível”, explica a secretária de Saúde de Feira de Santana, Denise Lima Mascarenhas.

Em Feira, de acordo com o último boletim divulgado nesta quinta-feira (12), às 10h30, 3 casos de coronavírus foram confirmados, 1 excluído, 16 descartados e 10 aguardando resultado do exame.

MICARETA

Uma decisão definitiva sobre a realização ou não da Micareta de Feira de Santana após a pandemia de covid-19, e dos três casos da doença na cidade, será divulgada na manhã desta sexta-feira, 13, pela Prefeitura de Feira de Santana. A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação do município. 

A Micareta, carnaval fora de época realizado na cidade, está marcada para acontecer entre os dias 23 e 26 de abril e conta com grandes atrações do cenário musical brasileiro como Alceu Valença, Dilsinho, Bell Marques, Saulo, Harmonia do Samba, Parangolé, entre outros.

Nesta quinta-feira, 12, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), através do secretário Fábio Villas-Boas, recomendou a suspensão da micareta, como medida para evitar a propagação do novo coronavírus. A justificativa do órgão é que "o novo coronavírus possui capacidade de se decuplicar (multiplicar o total de casos por 10) a cada 7,2 dias - em média", e o período da Micareta de Feira coincide com a curva ascendente exponencial de casos prevista para acontecer no país.

Por meio de nota, a Sesab listou motivos para recomendar o cancelamento da festa, como o fato do vírus já ser circulante na Bahia (com três casos confirmados em Feira de Santana, com transmissão local) e da micareta atrair cerca de 1 milhão de pessoas de várias partes do estado e do país, configurando-se um evento de massa.

Desta forma, a Sesab manifestou que "a Micareta de Feira de Santana aumenta exponencialmente o risco de transmissão do novo coronavírus na Bahia".