Bahia

Prefeitura de Feira cria Comitê Gestor Municipal Controle Coronavirus

Colbert nomeia médica Melissa Falcão como coordenadora
Tasso Franco , da redação em Salvador | 07/03/2020 às 17:37
Colbert nomeia médica Melissa Falcão como coordenadora
Foto: Secom
A médica infectologista Melissa Falcão, dos quadros da Secretaria de Saúde, foi designada pelo prefeito Colbert Martins Filho coordenadora do Comitê Gestor Municipal de Controle ao Coronavírus, em Feira de Santana. O grupo de trabalho, instalado no fim de tarde desta sexta-feira, 6, já entrou em ação para acompanhar uma mulher que reside em Feira de Santana e contraiu o coronavírus na Itália, único caso no estado da Bahia, até o momento.

Além da especialista em infectologia, fazem parte do Comitê a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do órgão, Francisca Lúcia Oliveira, a enfermeira sanitarista Maricélia Maia, referência no município em arboviroses, e a também enfermeira Lanna Portugal, referência técnica em Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

“Estamos adotando medidas preventivas desde que surgiram os primeiros casos na China. Agora, com o registro do coronavírus em  uma mulher que reside em Feira, criamos este grupo especializado para intensificar os cuidados, preparando a cidade para um ciclo de transmissão que esperamos jamais atingir”, afirmou o prefeito.

O Município apenas foi informado deste caso nesta sexta-feira por volta das 10h, pela Secretaria Estadual de Saúde, que notificou a suspeita e acompanhou a paciente desde que ela passou por uma clínica de Salvador, em seu retorno da Itália. Segundo o prefeito, a partir deste momento, em que oficialmente a Secretaria Municipal de Saúde foi comunicada, “iniciamos a adoção das providências”.

O prefeito Colbert Filho informa que o hospital de referência na Bahia para a necessidade de internamento de pessoas que venham a enfrentar o coronavírus é o Couto Maia, da capital. Observa que, no Brasil, o preconizado pelo Ministério da Saúde é o isolamento do paciente em seu próprio domicílio, em casos que não apresentem risco de morte.