Bahia

Lauro: SPM entrega certificados de curso de formação para mulheres

A formação se insere na proposta da gestão de fortalecer a autonomia financeira desse segmento
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 29/10/2019 às 07:54
Entrega da certificados
Foto: Danilo Magalhães
Alunas do curso de arte sustentável, promovido pela Prefeitura de Lauro de Freitas, receberam certificados nesta terça-feira (22), em evento realizado na Associação Estrela do Amanhã, no bairro de Vida Nova. Iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a formação se insere na proposta da gestão de fortalecer a autonomia financeira desse segmento.
De acordo com Marisete Moura, coordenadora executiva da SPM, o curso teve o objetivo de conscientizar as mulheres de Lauro de Freitas sobre os efeitos positivos da reciclagem no campo ambiental, econômico e social. “A arte é muito importante para a economia da nossa cidade, o fortalecimento da cultura e autonomia financeira. Nossa intenção é facilitar a reinserção no mercado de trabalho e incentivar a criatividade das alunas”, comentou. 
Durante a capacitação, foram abordados temas sobre o reaproveitamento e reciclagem de materiais, técnicas de biscuit, modelagem de bonecas e pintura artística.  Para Márcia Santos de Oliveira, 35 anos, este curso ajudará bastante na sua vida financeira. “Eu sempre tive vontade de fazer um curso deste tipo, mas nunca tive a oportunidade. O certificado que recebi hoje me deixa mais confiante para seguir em frente, em busca dos meus objetivos. Agradeço muito à Prefeitura, por este incentivo”, disse.
Em alusão à campanha do Outubro Rosa, o encontro também contou com a palestra educativa da enfermeira Krícia Cristiane Carvalho, que falou sobre a saúde da mulher e medidas importantes para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. “É muito importante fazer o autoexame. Os exames de imagem devem ser feitos a partir dos 45 anos e abaixo disso, apenas para quem já possui casos de câncer na família. Quanto mais rápido se descobre, maiores são as chances de cura”, alertou a enfermeira.

SPM

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres de Lauro de Freitas, primeira do Brasil, atua com o objetivo de fortalecer a autoestima e autonomia financeira das mulheres, por meio de projetos, oficinas, palestras, encontros e diálogos. Os cursos disponibilizados pela SPM são gratuitos e se destinam a mulheres maiores de 18 anos, desempregadas e em situação de vulnerabilidade social.

A Arte Sustentável

A arte sustentável surge da necessidade de promover uma conscientização na sociedade sobre os impactos negativos que o homem provoca na natureza. O objetivo desta técnica artística é fazer com que a sociedade reflita sobre sua relação com a natureza, seus hábitos e seu comportamento em relação ao consumo, ao uso e ao descarte de diferentes materiais. O “lixo” se transforma em arte, contribuindo para a preservação do meio ambiente.