Bahia

Aulão ENEM 100% prepara estudantes para as provas do SAEB

Aulão ENEM 100% prepara estudantes para as provas de Matemática e Língua Portuguesa do SAEB
Ascom Educação , Salvador | 08/10/2019 às 19:08
Aulão ENEM 100%
Foto: Emerson Santos
A Secretaria da Educação do Estado promoveu mais um dia de aulões do projeto Enem 100%, nesta terça-feira (8), com estudantes de Salvador. Além de revisar conteúdos de Redação, Inglês e Geografia para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, os estudantes também tiveram uma aula de Matemática com foco na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que deverá ser aplicada de 21 de outubro a 1º de novembro.
Os aulões ENEM 100% acontecem até sexta-feira (11), das 8h às 18h, no auditório da SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). As atividades são transmitidas, ao vivo, pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) e pelas redes sociais da Educação Bahia, além do canal do YouTube da SEC. Nestas quarta e quinta (9 e 10), também haverá aulas de Língua Portuguesa com o foco no SAEB.
O professor de Matemática, Rogério Fonseca, falou da importância da prova SAEB e respondeu algumas questões de provas anteriores do ENEM juntamente com os estudantes. “É importante que a rede motive os alunos e ressalte a importância da participação deles na avaliação com qualidade, pois esta prova serve para calcular o IDEB e, também, para gerar diversas políticas públicas, além de monitorar a própria rede”, destacou o educador.
A estudante Ariene Pinho Santos, 18, 3º ano, do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, disse que, além do ENEM, também está se preparando para a avaliação do SAEB. “Esta será a terceira vez que irei fazer a prova do SAEB e é muito importante para nós que somos do 3º ano e para quem vai continuar no colégio, porque é uma prova que avalia todos os nossos conhecimentos e que vai mostrar como está sendo o ensino nas escolas”, disse, entusiasmada.
Já Matheus dos Anjos, 18, que cursa o 3º ano no Colégio Estadual Dorival Passos, falou de sua rotina de estudos para o ENEM. “É a primeira vez que participo de um aulão e achei muito bom, pois podemos compartilhar experiências com estudantes de outras escolas e aprender de forma descontraída. Nesta reta final de preparação, estou focando mais na revisão de Matemática, já que domino mais a Redação”,
Sobre o SAEB - O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala que permitem ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) realizar um diagnóstico da Educação Básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado. Por meio de provas e questionários aplicados pelo INEP, o SAEB permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, de modo a oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências.