Bahia

Lauro: Caminhada da Capoeira movimenta Itinga neste sábado (21)

Evento conta com o apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 20/09/2019 às 17:50
Dia Municipal da Capoeira
Foto: divulgação
A tradicional Caminhada da Capoeira promete movimentar as ruas de Itinga neste sábado (21). O evento está na 33ª edição e faz parte do calendário oficial de eventos culturais da cidade, em comemoração ao Dia Municipal da Capoeira, neste domingo, 22 de setembro. A data foi aprovada pela Câmara de Vereadores do município em 2000. A caminhada é organizada pela Rede Internacional de Capoeira Filhos da Bahia, fundada pelo Grã Mestre Sérgio Vieira, em 1973, e conta com o apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas.
A concentração começa às14h no final de linha dos ônibus de Itinga, com saída prevista para as 15h30. Durante a caminhada haverá apresentações de dança, maculelê e orquestra de berimbau. Entre atabaques, agogôs e berimbaus, os participantes caminharão até o galpão da capoeira, no Jardim Tarumã, também em Itinga.
De acordo com Mestre Sérgio, capoeiristas de várias cidades da Bahia e do Brasil já confirmaram presença. “É um evento importante para a gente porque valoriza a nossa arte, a nossa cultura. E na gestão de Moema, a capoeira deu um pulo e passou a ser reconhecida”, ressaltou o mestre que chegou aos 7anos na cidade, e já mora aqui há 50 anos. “Descobri a arte da capoeira vendendo picolé”.
Vale ressaltar que a capoeira é um dos maiores símbolos da cultura de Lauro de Freitas, cidade que concentra o maior número de capoeiristas por metro quadrado. A gestão sempre estimulou a prática e nas gestões passadas da prefeita Moema Gramacho realizou várias ações para estimular e dar visibilidade a esse esporte, enfatizando a importância da capoeira para o município. As mais importantes foram: a criação do Pólo de Capoeira e a inclusão da prática na grade das escolas municipais, através da Lei Municipal Nº.  1.112, de 19 de agosto de 2005.