Bahia

Lauro: Prefeitura adquire câmaras frias para armazenar vacinas

Os equipamentos possuem temperatura controlada por equipamento eletrônico micro processado
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 03/09/2019 às 18:45
Lauro: Prefeitura adquire câmaras frias para armazenar vacinas
Foto: Edgard Copque
O serviço de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas (Sesa) foi contemplado com cinco câmaras de baixa temperatura, desenvolvidas para o controle preciso de temperatura ambiental e a conservação de vacinas, evitando assim perda de doses e eventuais contratempos.
O secretário da Sesa, Vidigal Cafezeiro, explica que os equipamentos possuem temperatura controlada por equipamento eletrônico micro processado, calibrado com padrões de fábrica, com sistema de momento, máxima e mínima temperatura no painel digital. “A manutenção das temperaturas exatas e uniformes no refrigerador é a peça chave para assegurar a vida útil de vacinas, reagentes e outros biológicos”, disse.
Vidigal explica que a temperatura do equipamento é programada e para total segurança os sons de alarme soam ao atingir +2,5C, como mínima, e +7,0C na máxima de forma preventiva evitando o congelamento ou esquentamento súbito.
“Pequenas variações de temperatura que ocorrem frequentemente em geladeiras domésticas podem comprometer a eficácia dos biológicos, arriscando a perda de milhares de reais em conteúdos valiosos. Por isso a importância do investimento em um equipamento como este, que nos dá mais segurança e evita que tenhamos problemas”, completou.
Com capacidade de 1.200 litros e cerca de 300 mil doses de 5ml, as câmaras possuem disponíveis verticalmente 14 prateleiras deslizantes com trilhos telescópicos, para total deslocamento no seu interior facilitando assim a circulação de ar interna, refrigerando adequadamente os imunobiológicos armazenados.