Bahia

Lauro: Regulação emite mais de 700 cartões SUS durante ação itinerante

Ação aconteceu no Jambeiro
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 15/08/2019 às 19:13
Lauro: Regulação emite mais de 700 cartões SUS durante ação itinerante
Foto: divulgação
Mais de 700 cartões SUS foram emitidos ou atualizados durante a ação itinerante realizada na Unidade de Saúde da Família no Jambeiro. Além de disponibilizar o cadastro do Cartão Nacional de Saúde em um local mais próximo das residências, o mutirão iniciado na última quarta-feira (07) e finalizado hoje (14), teve o objetivo de atualizar os dados dos usuários já cadastrados, emitir novos cartões e diminuir a fila de atendimento na Central de Regulação.
“A ação atualizou ou emitiu os cartões, de acordo com a demanda de cada solicitação, e entregue na hora para o usuário”, conta o coordenador da Regulação Municipal da Secretaria de Saúde, Alan Reis. “A atualização dos dados ajuda na comunicação entre o setor de saúde e o paciente. Com os documentos pessoais, endereço e, principalmente, o número de telefone atualizados no cadastro, a Regulação pode entrar em contato com o paciente para informar qualquer mudança no atendimento”, disse.
O cartão de plástico que é disponibilizado na campanha itinerante tem a mesma validade e numeração do cartão de papel que os usuários já utilizam. Os documentos necessários são Carteira de Identidade (RG) e comprovante de residência.

CARTÃO SUS

O Cartão Nacional de Saúde é um documento que possibilita a identificação de qualquer pessoa no Brasil ao utilizar os serviços de saúde. O uso contribui para o planejamento das ações e acompanhamento dos resultados obtidos, e os dados poderão ser consultados por profissionais autorizados para isso, sem que se percam informações importantes para o tratamento da pessoa. Dessa forma, o cidadão terá acesso ao seu histórico de saúde, independente de utilizar o serviço público ou o plano privado, de acordo com definição da Agência Nacional de Saúde (ANS).