ter?a-feira, 23 de julho de 2019
Bahia

Funtrad financia projetos de qualificação em cinco municípios baianos

Uma aula sobre o protagonismo da mulher negra foi realizada no Mercado Iaô
ASCOM SETRE , Salvador | 11/07/2019 às 10:12
Funtrad financia projetos de qualificaçã em cinco municípios baianos
Foto: divulgação
A qualificação profissional de 570 trabalhadoras de cinco municípios baianos teve início na tarde desta quarta-feira (10), com uma aula sobre o protagonismo da mulher negra, realizada no Mercado Iaô, no bairro da Ribeira, em Salvador. As participantes da atividade estão sendo contempladas com cursos oferecidos por dois projetos financiados pelo Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad).
Um dos projetos que tiveram início é o Cursos Profissionalizantes - Juventude Itapagipana. Com um investimento de R$ 246 mil, serão oferecidos cursos de Manicure, Cabeleireiro, Design de Sobrancelhas e Penteados Afro para jovens dos bairros Uruguai, Jardim Cruzeiro, Mangueira e Ribeira, na capital baiana.
Aos 25 anos, Viviane Nogueira é uma das beneficiadas pela iniciativa. “Quero me aperfeiçoar como cabeleireira, principalmente nas áreas de corte e colorimetria. Já faço escova e química na minha casa e na residência das clientes e, depois do curso, espero realizar o sonho de ter meu próprio salão”, conta a jovem. 
O projeto Costurando Renda: Mulher, Negra e Cidadã, por sua vez, conta com aporte de R$ 200 mil para promover a formação, na área de Corte e Costura, de mulheres da capital baiana e dos municípios de Simões Filho, São Sebastião do Passé, Camaçari e Feira de Santana. 
Desempregada há cerca de cinco anos, Gilma dos Santos espera retornar ao mercado de trabalho após o curso. “Tenho alguns conhecimentos na área de costura e o projeto vai me ajudar a melhorar e, principalmente, a conseguir um certificado, que comprove meu conhecimento, para que eu possa trabalhar em uma empresa”, acredita a moradora de Simões Filho. 
Para o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, a ação cumpre um papel importante de contribuir para a autonomia financeira das mulheres. “Os dois projetos contemplam um público que historicamente tem dificuldade de acesso ao mercado de trabalho, que é a mulher negra”, destacou o titular da Setre.
Participaram do lançamento dos projetos a juíza auxiliar da Presidência do TRT5, Dorotéia Azevedo; a superintendente Regional do Trabalho na Bahia, Gerta Schultz; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT-BA), Luiz Carlos Carneiro Filho; o diretor de Cidadania e Direitos Humanos da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), juiz Anderson Nery; a chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres ( SPM-BA), Daniele Costa; o superintendente estadual de Desenvolvimento do Trabalho, Marcelo Gavião; as deputadas estaduais Olívia Santana e Maria del Carmen; e as representantes das instituições executoras dos projetos, Zelma Barros (INPG) e Maria de Lourdes Nascimento (Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia).

 

 

 

Funtrad

 

 

 

O Funtrad é um fundo de natureza contábil-financeiro criado, em 2011, pelo Governo do Estado para captar recursos, provenientes de fontes diversas, exclusivamente para colaborar na implementação de ações de promoção do trabalho decente no estado da Bahia.