Bahia

Lauro: Prefeitura entrega nova ambulância de suporte avançado

Ambulância de suporte avançado e incubadora neonatal, entregues neste sábado (6), reforçam atuação do SAMU em Lauro de Freitas
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 06/07/2019 às 16:37
Lauro: Prefeitura entrega nova ambulância de suporte avançado
Foto: Danilo Magalhães
A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, entregou na manhã deste sábado (06), uma ambulância de suporte avançado e uma incubadora para transferência neonatal para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). O veículo equipado com desfibrilador, ventilador mecânico, oxigênio, maca, prancha e colar cervical, compõe o programa nacional de renovação de frota, que atualmente conta com uma ambulância básica e uma motolância.
Moema lembrou que o SAMU 192 foi implantado no município no final de 2004,  durante o governo Lula, e equipado em 2005 no início de sua primeira gestão à frente do executivo em Lauro de Freitas. “Antes do SAMU, nós sabemos como era triste a realidade de quem tinha que socorrer alguém. Ouvimos histórias de pessoas que transportavam seus enfermos em carros de mão. Hoje temos o suporte deste equipamento eficiente que salva vidas. E agora com o cuidado especial com nossos ‘miudinhos’ que serão levados pela SAMU adequadamente para receber o atendimento necessário com a incubadora”, frisou.
O secretário municipal de Saúde (Sesa), Vidigal Cafazeiro, explicou que a incubadora é móvel e pode ser adaptada às duas ambulâncias. O equipamento transportará crianças com peso entre 500 gramas e 7 kg para a unidade referência. “É ideal para o transporte de bebês prematuros, cardiopatas e baixo peso. A incubadora absorve melhor os impactos e mantém o controle da temperatura, proporcionando maior estabilidade hemodinâmica”, explicou. O secretário completou que a incubadora é de extrema importância para manter a vida dos bebês durante o transporte.
Representando o poder Legislativo da cidade, a vereadora Naide Brito frisou a atuação incansável da prefeita, mesmo no período de crise em que o país atravessa. “A Câmara está acompanhando, fiscalizando e trabalhando em conjunto com o Executivo pela nossa cidade. Mesmo nesse período de retrocessos que vivemos, onde nossos vizinhos estão fechando seus postos de saúde porque dependem de recursos federais, em Lauro de Freitas nós estamos conseguindo ir na contramão das dificuldades abrindo novos postos”, salientou.
Em Lauro de Freitas, o SAMU atua com uma equipe composta por 44 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas. A sede da unidade está localizada na Avenida Santos Dummont (Estrada do Coco), na altura de Portão. O serviço é acionado pelo número 192.