Bahia

Sala de Multiprojetos é inaugurada na 52ª CIPM em Lauro de Freitas

A prefeita Moema Gramacho esteve presente na inauguração
Mara Campos , Lauro de Freitas | 15/06/2019 às 10:36
Sala de Multiprojetos é inaugurada na 52ª CIPM em Lauro de Freitas
Foto: Edgar Copque
A Sala de Multiprojetos da 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Lauro de Freitas foi inaugurada nesta quinta-feira (13). A prefeita Moema Gramacho , autoridades militares e municipais, participaram do evento e reforçaram a parceria para o desenvolvimento das atividades que serão realizadas no local. O novo espaço, localizado na 52ª Companhia, foi construído através da iniciativa pública e privada. A sala tem o nome de Theo Sobreira Brizolara, homenagem póstuma ao filho de um PM da companhia.
O objetivo é que alunos da rede municipal de ensino e de unidades privadas tenham mais acesso aos projetos do Programa de Ações Preventivas em Ambientes Escolares da Companhia.  “Mais um equipamento que vai beneficiar e afastar nossas crianças das drogas e que firma o desenvolvimento dos trabalhos entre Polícia Militar, educação, cultura e lazer”, ressaltou a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, que aproveitou para agradecer a parceria com a 52ª CIPM.
“É gratificante vermos os trabalhos que estão sendo feitos dentro das escolas e comunidades”, disse, ao citar o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), iniciado em 2008 na sua primeira gestão. Atualmente o programa atende mais de três mil alunos.
Na sala também serão realizadas atividades dos projetos “Mão Amiga”, que visa uma aproximação da polícia com a comunidade, “Super Leitores”, para o incentivo ao gosto pela leitura, e “Inclusão Digital”, projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) voltado a ações comunitárias e o Proerd.
O major Fabricio Silva, comandante da 52º CIPM, conta que a Sala de Multiprojetos é a realização de um sonho. “Este é um projeto que viemos idealizando há mais de três anos. Graças a parceria com a Prefeitura Municipal, coronel Alfredo Nascimento, um incentivador do programa, conseguimos construir este espaço que vai ser um elo entre alunos, pais e profissionais da educação”. O major ainda ressalta que a 52ª Companhia é a pioneira na Bahia a implantar uma sala para projetos sociais.
Na cerimônia, a instrutora do (Proerd), Lesley Carneiro, destacou que a construção da Sala de Multiprojetos é resultado do trabalho do Proerd junto às unidades escolares. “Com o crescimento do programa, o major Fabrício se reuniu com a equipe e lançou o desafio de construir um espaço que pudesse atender as demandas comunitárias da região. Agora não somos só nós que iremos às comunidades, elas também virão para dentro da Companhia”, enfatizou.
A 52ª CIPM funciona no espaço Aldeias SOS, na rua Amarílio Tiago dos Santos, Ipitanga, cedido por meio de parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas. O local também vai receber unidades da administração municipal, como a Casa dos Conselhos.