quinta-feira, 22 de agosto de 2019
Bahia

Lauro: Programa Jorge Novis Itinerante realiza mais 178 atendimentos

A oferta de serviços foi ampliada para atender um pedido da comunidade
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 10/06/2019 às 06:35
Jorge Novis Itinerante
Foto: divulgação
O Programa Itinerante “O Jorge vai até você”, implementado pelo Hospital Municipal Dia Jorge Novis (HMJN), realizou sua segunda edição neste sábado (8), na Escola Rotary do Quingoma, e atendeu 178 pessoas da comunidade. Com ampliação na oferta de serviços, os moradores da área quilombola de Lauro de Freitas tiveram à disposição especialidades como oftalmologia e exame preventivo ginecológico, além de clínico geral, exame de Raios-X, eletrocardiograma, ultrassonografia e consulta com médico proctologista que eram ofertados desde a primeira edição.
Os exames que necessitavam de uma estrutura específica, como Raios-X, foram realizados no HMJN. Para isso, foi disponibilizado um automóvel para transportar os pacientes, e o resultado dos exames que precisam de prazo serão entregues posteriormente a um representante da comunidade, que ficará responsável por entregar aos pacientes.
De acordo com a coordenadora executiva de Saúde, Elisa Daltro, a oferta de serviços foi ampliada para atender um pedido da comunidade. “Além da desospitalização, o Programa Jorge Novis Itinerante proporciona ao paciente o conforto de estar perto de casa, a economia no que diz respeito ao transporte e tempo, e a satisfação com a resolutividade já que realizamos o atendimento e o exame”.

HMJN supera metas

No mês de maio o Hospital Municipal Dia Jorge Novis ultrapassou suas metas com mais de 4 mil atendimentos entre consultas e exames, e mais de 100 cirurgias. Já nas duas edições do Programa Jorge Novis Itinerante foram 300 pessoas atendidas no Quingoma.
Reaberto na atual gestão da prefeita Moema Gramacho, o HMJN conta com uma estrutura com 20 leitos de enfermaria, duas salas cirúrgicas, seis ambulatórios e um laboratório de análises clínicas. A cada ano a unidade amplia o atendimento com inserção de novas especialidades, como colonoscopia que foi implantada há cerca de dois meses, e retirada de nódulo mamário.