Bahia

Lauro: SPM participa e promove atividades durante mês da mulher

A SPM preparou uma programação especial de debates para discutir temas de interesse do coletivo feminino
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 08/03/2019 às 10:29
SPM participa e promove atividades durante mês da mulher
Foto: divulgação

Dedicado internacionalmente à defesa dos direitos da mulher, o mês de março será de agenda cheia em Lauro de Freitas. A Secretaria de Política para Mulheres (SPM) preparou uma programação especial de debates para discutir temas de interesse do coletivo feminino. De acordo com Bárbara Chaves, gestora do órgão, a estratégia é adentrar espaços e se aproximar da comunidade construindo o dialogo em igrejas, associações de moradores, escolas, entre outros.

Bárbara conta que os números apontam uma quantidade cada vez maior de mulheres que sabem onde encontrar apoio. Prova disto é a elevada procura feminina pelos serviços do Centro de Referência Lélia González (CRLG). “No local as assistidas recebem orientações jurídicas e psicológicas além de proporcionar ocupações terapêuticas a todas que buscam os suportes que o equipamento oferece”, disse.

O Centro também proporciona às usuárias opções para alcançar a autonomia financeira, fomentando cursos e oficinas nas comunidades.  ”Estudos mostram que muitas mulheres só conseguem romper esse ciclo de agressões quando sentem que terão uma renda para o sustento delas e dos filhos”, completa Bárbara.

Em Lauro de Freitas, primeiro município do Brasil a implantar uma Secretaria de Política para Mulheres, os eixos CRLG, Conselho Municipal em Defesa dos Direitos da Mulher de Lauro de Freitas, Ronda Maria da Penha e SPM integram a base de ações voltadas à proteção do segmento.

“Já avançamos em muitos sentidos. A vinda da Ronda é mais um marco vitorioso no município por isso a importância de continuarmos dialogando e ocupando os espaços. Queremos falar sobre empoderamento, encorajar outras mulheres, debater nossos desafios no mercado, enfim criar estratégias para avançarmos ainda mais”, concluiu.