Bahia

Professores debatem desafios da educação em Jornada Pedagógica

Debate acontece nos dias 25 e 26 de fevereiro
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 21/02/2019 às 18:59
Professores debatem desafios da educação em Jornada Pedagógica
Foto: divulgação

Com o tema “Escola, Cultura Digital e BNCC: Construindo uma relação crítica, reflexiva e ética na educação”, está pronta a programação da Jornada Pedagógica para o planejamento do ano letivo 2019 da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas. Nesta segunda-feira (25), no Cerimonial Cosme e Damião – Caji, e terça (26), na Escola Dois de Julho - Itinga, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove conferência e mesas temáticas na perspectiva do fortalecimento da rede e na ampliação da qualidade escolar em todas as modalidades de ensino.

No dia 25, após o credenciamento e abertura institucional, às 15h, a conferência do tema central, às 18h, traz o professor Ismar Soares, doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e Silvana Ferreira, doutoranda em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Para o dia 26, às mesas temáticas estão organizadas com formações de professores e pesquisadores da educação a partir das 8h30 e oficinas sobre práticas pedagógicas e trocas de experiências às 14h.

Na programação estão atividades que compõem a construção do projeto político pedagógico, e abordam questões da educação básica, como relações étnicas e raciais, gênero, sexualidade, inclusão e diversidade, educação de jovens e adultos, qualificação profissional, currículo integral e integrado, ampliação da jornada escolar, arte, letramento, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB, além da relação da educação escolar com a cultura digital e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros.

“Procuramos contemplar todos os profissionais envolvidos na educação. Do porteiro a auxiliares administrativos, áreas de apoio e serviços gerais, professores e gestores, todos fazem parte do processo educativo. A Jornada Pedagógica é um momento de reencontro e formação que reflete as características históricas, sociais e culturais do ensino no nosso município. É um conjunto de planejamento e estratégias que conduzirão as práticas educacionais no decorrer do ano letivo, considerando os avanços tecnológicos que permeiam a sociedade”, enfatizou Cristina Kavalkievicz, coordenadora de Educação Básica da Semed.