quinta-feira, 17 de outubro de 2019
Bahia

Prefeita destaca políticas públicas na 1° Pré-Conferência em LAURO

cOM INFORMAÇÕES DA aSCOM pmlf
Tasso Franco , da redação em Salvador | 09/02/2019 às 10:29
Prefeita Moema Gramacho na conferencia
Foto:
Prefeita destaca políticas públicas na 1° Pré-Conferência Municipal da Pessoa Idosa

 

Diante de uma plateia atenta na 1° Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idoso a prefeita Moema Gramacho destacou importância de do debate sobre políticas públicas com a sociedade. “Fico feliz quando vejo a oportunidade de dialogar com vocês, nos preparando para uma conferência, que é um espaço onde temos a oportunidade de discutir avanços e as políticas públicas que ainda precisamos fazer para melhor a qualidade de vida desta faixa etária, que precisa de uma atenção especial”.

A gestora enfatizou o orgulho que cada idoso deve sentir da idade que tem e pediu uma salva de palmas para celebrar os anos de vida dos presentes. “A gente chega numa fase da vida que precisamos ter no poder público e na família o reconhecimento pelo trabalho que cada um teve ao longo da sua história de vida. Nós, enquanto poder público, temos a missão de garantir os direitos de cada uma e de todos coletivamente. Quero estar aqui ano que vem para celebrarmos mais ano de vida de cada um de nós”.

Enquanto falava, Moema recebia o carinho dos idosos que se pronunciavam para agradecer ou fazer alguma solicitação. A prefeita abordou temas relacionados aos idosos como previdência, moradia e saúde. Atendendo um apelo dos presentes Moema solicitou à Secretaria Municipal de Saúde que estabeleça no posto de Regulação do Complexo de Saúde da Itinga prioridade na marcação para os idosos da localidade.

A 1° Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada na Casa do Idoso do complexo de Saúde da Itinga, teve como tema principal “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. Num momento lúdico com vídeos e música, a coordenadora do Departamento de Assistência Social da Pessoa Idosa (DAPI), Cassia Vieira, provocou uma reflexão sobre a importância da terceira idade.

Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Huldaci Santana falou da necessidade de fortalecer as políticas voltadas para pessoa idosa. “É necessário ouvir os anseios desse público. Nosso compromisso é lutar pela garantia dos direitos dos idosos. Temos que cuidar de quem já cuidou e amar quem já deu muito amor. Respeitar o idoso é considerar e valorizar uma trajetória de vida construída antes da nossa”.

Concentrada em cada palavra, a aposentada Julita Nunes confessou que estava adorando a atividade. “A prefeita está aqui ouvido a gente. É bom, podemos fazer nossos pedidos e ela já disse que vai atender”. Serão realizadas mais três pré-conferências. Na Escola Municipal Eurides Sant’anna (12/02), no Auditório da ACCABEM (14/2), e no SENAI (20/2).  O ciclo de pré-conferências antecede a Conferência Municipal, marcada para o dia 29 de março, no Campus do Instituto Federal da Bahia, na Itinga.