Bahia

ESCOLAS MUNICIPAIS em Feira funcionam apesar da 'greve' da APLB

Tentativa de greve politizada e sem sentido na rede de Feira
Da Redação , Salvador | 30/03/2017 às 08:29
Escola funciona normalmente
Foto: Secom
A comunidade do povoado do Rio do Peixe, no distrito de Jaguara, comemorou a reinauguração da Escola José Martins Santos, que vai atender a alunos dos cursos Infantil e Fundamental l (do 1º ao 5º ano), em solenidade ocorrida na manhã desta quarta-feira, 29, e que contou com as presenças do prefeito José Ronaldo de Carvalho e do vice-prefeito Colbert Martins.
 
Praticamente reconstruído e ampliado pela Prefeitura Municipal, o núcleo educacional vai atender a cerca de 70 alunos, que passarão a conviver num ambiente arejado e equipado com um moderno mobiliário,  três salas de aula, área administrativa com diretoria e secretaria, sala de recursos, banheiros e sanitários para pessoas com deficiência, refeitório, cozinha, despensa, biblioteca e sala de informática.
 
O patrono da escola foi representado pelo seu neto  José Lima dos Santos, que externou, em nome da família, os agradecimentos :“ Hoje,  as crianças vão estudar numa escola com uma qualidade que não tivemos no tempo do meu avô e do meu pai, que pagavam uma professora do próprio bolso para ensinar as crianças  dentro da nossa  casa ”, lembrou.
 
A professora Cleia Nascimento Pereira, que vai dirigir o educandário, sublinhou que “esta obra  surpreende a todos pela modernidade, e  temos o dever de dar continuidade a um ensino de qualidade e cuidar da sua manutenção”.  A secretária de Educação Jayana Ribeiro destacou que,  além das escolas que vêm sendo entregues na sede do Município, “ nós também estamos trabalhando em todos os distritos com obras de reforma e ampliação”.
 
Ao elogiar as qualidades físicas das novas instalações da Escola José Martins dos Santos, o vice-prefeito Colbert Martins frisou que “ a única forma de crescer é aprendendo através da educação, e o mais importante deste investimento são os novos cidadãos que estarão sendo formados”.
 
Uma nova escola
 
“ É uma escola realmente nova, porque aqui não tem nada que lembre a escola anterior, e eu estou muito alegre com esta inauguração, pois a nossa preocupação era entregar esta escola no início do ano letivo ”, disse o prefeito José Ronaldo, após ser saudado por um coral formado por alunos do Ensino Fundamental.
 
O ato também contou com as presenças de funcionários da Secretaria de Educação, do secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, lideranças políticas e comunitárias. 
 
Mais de 70 por cento das escolas funcionam normalmente

Mais de 70% das escolas municipais visitadas esta semana pela Secretaria de Educação têm atividades normais. Outras dezenas de unidades de ensino estão funcionando parcialmente. Nestas últimas terça, 28, e quarta-feira, 29, 90 escolas foram visitadas pelos técnicos da Secretaria Municipal de Educação. Em contrapartida, a Administração Municipal ofereceu reajuste de 7,64% a todos professores, que mantém a greve.
 
“Fizemos um combinado com os pais, responsáveis e a comunidade e decidimos voltar a funcionar. Assumimos um compromisso com os nossos alunos e precisamos mantê-lo”, diz a professora Rita Adriana Ribeiro Rios, diretora da Escola Municipal Erasmo Braga, localizada na Rua Nova. “Acredito que a categoria tenha coisas a reivindicar, mas também é preciso ter foco em certos pontos da política de valorização”, defende.
 
Na Escola Municipal Ester da Silva Santana, do bairro Mangabeira, os professores dão aula normalmente aos 530 alunos da unidade de ensino. “Estou aqui pelos alunos. Não sou contra nenhuma luta que seja justa, porém tenho um compromisso com eles. Aqui na escola não tivemos muitas mudanças nas atividades neste período de greve”, conta Priscila Azevedo Oliveira, professora.
 
Nos últimos quatro anos, os professores receberam 47% de reajuste, sendo a categoria de funcionários melhor valorizada pela Prefeitura. Temas importantes estão sendo discutidos entre a categoria e o Governo Municipal que estuda a revisão do plano de cargos e salários e já começou a realizar a redução de carga-horária da professores.
 
“A Secretaria de Educação sempre esteve disponível para o diálogo com os professores e o sindicato e valoriza as reivindicações da categoria, mas também entende que não há necessidade de uma nova greve, uma vez que o governo municipal está estudando a efetivação de pontos importantes de valorização da categoria, como a redução da carga horária", destaca a secretária de Educação, Jayana Ribeiro. “Toda greve resulta em prejuízo para os alunos e deveria ser considerada apenas em casos extremos, como atraso de salários, que não é o nosso caso", salienta.