Bahia

ITABUNA: Unidades de Saúde cercadas por mato na estréia da secretária

Com informações do Decom
Da Redação , Salvador | 23/03/2017 às 19:32
A secretária de Saúde, Lisias Miranda, com recepção no mato
Foto: Waldir Gomes
A recém-empossada secretária de Saúde de Itabuna, Lísias Miranda, ao começar o dia de trabalho na manhã desta quinta-feira, visitou uma das unidades básicas de saúde, a José Maria de Magalhães Neto, no antigo Sesp, onde anunciou um grande faxinaço para a remoção de móveis e equipamentos quebrados e em desuso. O material que forma um grande lixão ocupa salas internas e áreas externas da unidade de saúde, do centro da cidade e que é uma das maiores referências em saúde pública no município.

A força tarefa que inclui ainda capinação e retirada de lixos e entulhos, que vem se acumulando ao longo do tempo ao redor do prédio, será iniciada a partir de hoje pela UBS José Maria de Magalhães e se estenderá às outras 32 unidades de saúde. “É difícil se prestar um bom serviço à população se os próprios servidores da saúde trabalham em situação precária, sem condições mínimas de higiene e de segurança, como a que encontramos nessa unidade de saúde”, desabafou a secretária.

Com parte do muro destruída pela ação de vândalos, a área externa da UBS José Maria de Magalhães tem servido de depósito de lixo, de sanitário público e de abrigo para moradores de rua e de dependentes químicos.  O local com cheiro insuportável guarda marcas de material normalmente usado pelos  dependentes de drogas.     

 Ainda nessa primeira visita, Lísias foi acompanhada pela diretora da Atenção Básica, Alessandra Lopes e o presidente do Conselho Municipal de Saúde(CMS), Josivaldo Gonçalves, e garantiu resolver como prioridade outro grande motivo de queixas tanto por parte dos usuários do Sistema Único de Saúde, quanto dos funcionários da UBSs e USs: a falta de profissionais técnicos e principalmente de serviços gerais em todas as unidades de saúde.

 

Reestruturação da Atenção Básica

“Temos um trabalho desafiador pela frente, que é o de devolver à população um serviço de saúde mais humano e de qualidade, a partir da reestruturação da Atenção Básica como prioridade numero um. Mas ninguém faz nada sozinho, por isso espero contar com o apoio de todos os profissionais técnicos ou não, da Secretaria de Saúde para que juntos, possamos transformar essa cruel realidade em uma referencia em saúde pública em Itabuna”.

O presidente do CMS, Josivaldo Gonçalves, também criticou a situação em que se encontram todos os espaços onde funcionam as UBSs e USFs e afirmou que está esperançoso com o futuro da saúde pública em Itabuna. “A nova secretária de Saúde se mostrou decidida em melhorar essa situação pelo bem da comunidade. Ela terá todo o nosso apoio para o que depender do conselho, trabalharmos por uma cidade melhor para todos”.

A enfermeira e administradora da UBS José Maria de Magalhães, Amora Rios, também diz está muito confiante e acredita que as ações irão acontecer a partir de agora. “Torcemos para que as condições de trabalho melhorem para termos ainda mais motivação no trabalho e no serviços que prestamos à nossa comunidade”.

Perfil

Lísias São Mateus Miranda nasceu em Itapetinga e é filha do ex-secretário de Planejamento São Matheus e da ex-vereadora Leda Miranda, na gestão do ex-prefeito de Itapetinga, Zé Carlos. Ela tem no currículo, além da formação profissional como enfermeira com larga experiência na área e assumiu a diretoria de Planejamento da Secretaria de Saúde de Itabuna na atual gestão.

 Mas do que isso, afirma ter determinação, disposição e vontade de trabalhar, além de ousadia e garra para enfrentar e vencer os desafios que encontra diante de si.