ter?a-feira, 27 de outubro de 2020

NOVO CLIPE MICHAEL JACKSON, OLODUM E ANTIRRACISMO p JORGINHO RODRIGUES

Jorginho Rodrigues
31/08/2020 às 09:34
Era fevereiro de 1996, e entre os quase 215 percussionistas  presentes naquele gravação, eu tive o privilégio e a oportunidade de, junto com outras crianças do Olodum, tocar e estar perto do maior ídolo da música pop mundial!

Michael Jackson era (e ainda é!) uma referência para mim e para todos nós que ali estávamos.

E qual não foi a nossa surpresa e orgulho ao compreendermos que a música escolhida por Michael e Spike Lee para gravarmos juntos também tinha o Olodum como referência. Que a nossa luta contra todas as formas de violência e discriminação racial, finalmente seria reverberada no mundo inteiro e que a luta anti racista presente desde sempre na construção do olodum, talvez  tivesse um alcance infinitamente maior!

Quase 25 anos depois desse clipe a música continua sendo atual e, infelizmente, ainda serve como um pedido de ajuda para que consigamos eliminar o racismo, a violência policial e do estado contra o povo negro no mundo inteiro.

Mas ela também é um presente no caminho de uma organização plural criada no Maciel-Pelourinho, que fez do carnaval a sua ferramenta para educar, conscientizar e para promover a inclusão como forma de transformação social através das oportunidades dadas a cada um de nós, assim como a gravação desse clipe e de vários outros momentos que, certamente, mudaram as nossas vidas!