quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Olodum faz show em Accra, a capítal de Gahna

Cristina Calacio
04/10/2019 às 10:52
 A banda Olodum se apresentou no Ghana, capital Accra, na última quinta-feira (03),  em  continuação aos festejos de comemoração da independencia do Brasil e teve como palco o Kempinski Gold Coast City.

A embaixadora  do Brasil no Ghana Sra. Maria Elisa de Luna representou o 
Brasil e falou da importância da diversidade cultural e a representatividade do Olodum no contexto musical e cultural no mundo.

Estiveram presentes no show autoridades e convidados ganenses, o Ministro Mustafa Abdul-Hamid (ministro de zongos e favelas); Nana Akyena Kwagyan Nuama V (Asuonwunhene), representante do rei axante Otumfuo Asei Tutu II; Nii Aruba Kwashie Nelson, chefe da casa Tabom (clã de origem baiana); a Pan-Africanista Samia Nkrunah entre outros  convidados importantes.

Em 2019 o Ghana, através do seu presidente, declarou 2019 como o “Ano do Retorno” da diáspora africana e foi neste clima de muita energia que a banda Olodum apresentou um repertório de grandes sucessos lançados ao longo dos quarenta (40) que contagiou brasileiros e ganenses que dançaram ao som do legítimo Samba Reggae, ritmo genuinamente baiano, criado pelo maestro Neguinho do Samba e difundido pela Banda Olodum.

A capital Accra esta esticada ao longo do Oceano Atlântico, é a cidade mais populosa de Ghana e ostenta praias resplandecentes, prédios monumentais, museus, bibliotecas, galerias, mercados tradicionais e uma vida noturna intensa. A  Capital do Ghana tem uma identidade única em tempos globalizados, sua arquitetura reflete seu histórico colonial, com castelos do século XVII posicionados ao lado de modernos arranha-céus, um autêntico caldeirão de cultural.