CONSCIÊNCIA NEGRA: Comemorar é dizer não ao preconceito

Tia Eron
18/11/2015 às 13:26
Comemorar o 20 de novembro é dizer não ao racismo, ao preconceito e a toda forma de violência promovida por questões raciais. No Brasil vivemos bons momentos porque as mentes estão se abrindo e mergulhando nesse contexto que faz muitos enxergar essa prática maléfica e ajudar a banir seus praticantes através de punições mais duras. Quando faço essa afirmação em momento algum quero dizer que a Reparação acontece de forma plena e que assim o afrodescendente já respira o ar puro que é o ar da liberdade.

Não gente, ainda estamos longe de alcançar essa benção. Mas não podemos desistir, nem desanimar. Nós vivemos em um país em que ainda ocorrem com frequência os casos de racismo e de injúria racial. Para se ter ideia, na Bahia, até o início do mês de agosto deste ano foram registrados 30 casos de racismo e destes, pelo menos, nove aconteceram
dentro de repartições públicas, o que é muito grave. Esses dados são do Centro de Tolerância e de Combate ao Racismo, Nelson Mandela que atua diretamente nessa questão. 

Quando vereadora de Salvador, dei entrada no Projeto de Lei 6.583/2004 que incentiva as empresas a contratar afrodescendentes para compor seu quando funcional. Em Brasília essa semana, dei o parecer final que aprovou o Projeto de Lei 331/07 do deputado federal José Guimarães (PT-CE).  O projeto define que toda semana em que cair o dia 20 de novembro será dedicada as ações educativas sobre a situação socioeconômica da população negra. O projeto foca ainda, o respeito à diversidade religiosa, o combate ao racismo e a outras formas de discriminação.

Ainda em Brasília, através de Requerimento, solicitei para o dia 19 novembro, uma Sessão Especial no plenário Ulisses Guimarães, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, com o tema "A Década Internacional dos Afrodescendentes". Quando eu requeri essa Sessão foi exatamente porque enxerguei a importância da data e também o que, e quem ela representa. A data é especial e marca uma trajetória de luta pela libertação do povo afrodescendente no Brasil.

A comemoração acontece em homenagem a Zumbi dos Palmares, liderança mais conhecida do Quilombo dos Palmares que era localizado na Serra da Barriga, hoje estado de Alagoas. E por lutar pela libertação do seu povo, ele foi morto no dia 20 de novembro de 1965. Comemorar essa data significa dizer que estamos vivos e atentos a qualquer tipo de violação dos direitos dos afrodescendentes brasileiros. Viva Zumbi dos Palmares que permanece na mente, no corpo e na alma do nosso povo.