Olodum Resistência - Capitães do Mato século 21

Cristina Calacio
20/01/2015 às 11:40
Este final de semana realizou-se a 34º edição do Festival de Música e Artes Olodum, cultura de graça para o povo, uma Festa Linda!

Corre em minhas veias o sangue negro. Sou filha de uma mulher negra, anafalbeta, EU sou o resultado das politicas de embranquecimento. Mas, Não sou militante, não sou política, não jogo confete. Sou cidadã. Sou apenas comprometida com aquilo que faço. Assim, faço parte da Organização Olodum, uma instituição que como todos sabem reconhecida internacionalmente nos quatro cantos do mundo.

Em outros tempos o Femadum era realizado a noite e a noite como todos gatos são pardos a VIOLÊNCIA era gerada pelo Olodum e a responsabilidade somente do público do Olodum. Mas e agora? A luz do dia?

Mas, o que quero dizer é sobre a postura dos Capitães do Mato. 

Ali...o Pelourinho lotado, Minha imaginação…. 

Ali no Pelourinho...os Capitães do Mato do século 21 com suas chibatas (cacetete), açoitanto com toda liberdade e força o cidadão. Tudo a luz do dia e com muitos flash fotograficos registando. Eles são a LEI e o PODER. O cidadão ( em particular os NEGROS) podem ser espancados, intimidados. Eles só tem importância no período que antece as eleições. 

Em outros tempos o Femadum era realizado a noite e a noite como todos gatos são pardos a VIOLÊNCIA era gerada pelo Olodum e a responsabilidade somente do público do Olodum. Mas e agora? A luz do dia?

Temos que nos mudar do Pelourinho? Realizar a festa em outro local? Temos que nos submeter....humilhar...abaixar a cabeça? Caregar o peso dos grilhões?

Esta Festa gera empregabilidade direta e indireta para centenas de pessoas no Pelourinho, movimenta a economia estagnida, movimenta as ruas sonolentas....esquecidas pelo PODER.

O Pelourinho é nossa casa! Não podemos nos esconder! Não vamos nos esconder! 

O Gás de Pimenta foi utilizado a vontade contra todos. Inclusive contra o PODER.

Fiquei pensando... sim! as autoridades presente também eram Negras. 

Somos muitos. Somos Olodum! Quem tu és?
Eles representam o PODER...Eles representam aqueles em quem VOTAMOS