COOPERATIVISMO É GRANDE FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL

Sandra Campos
23/05/2011 às 18:00
Foto: ASCOM
Fábrica chocolate em Ibicaraí que é abastecida por cooperativas da agricultura familiar
   Completamos dois anos de fundação dos Sindicatos e um ano da FETRACESP. Eu fui à igreja no sábado e o pastor fez a mesma pergunta, quanto achávamos que valia a igreja que frequentamos. Nos deu um tempinho para pensar e a resposta foi essa, não vale nada sem os seus membros. Como um sindicato, que não vale nada sem sua categoria ou um parlamentar sem o povo que o elegeu!


    O mesmo exemplo se aplica ao nosso Sindicato e ao mandato de um político! O nosso maior patrimônio são as pessoas e nossas conquistas em prol desse grupo, que nos elege para representá-los!


     Neste fim de semana fiz um balanço de todas as atividades que realizamos em prol do cooperativismo, não só a base do cooperativismo que representamos, mas todo ele, de como era antes de termos tido a iniciativa da fundação e depois de tê-la concretizada.


    E cheguei à conclusão de que valeu muito a pena, conquistamos parceiros brilhantes para o Cooperativismo em diversos locais do País, de grandes capitais a cidades bem pequenas lá no interior.


    Tenho muito amor pelo que faço e é assim que devemos fazer tudo, com muito amor, carinho, determinação e persistência. Creio que essa seja a receita do nosso sucesso.


   Semana passada, fiquei muito feliz ao receber um telefonema de um vereador de uma cidade do interior. Ele dizia que havia recebido o meu e-mail que contava o trabalho que o governador Geraldo Alckmin realizou junto com o Prefeito de Sorocaba e este vereador se interessou em levar o mesmo beneficio para sua cidade, que possui dois presídios e uma fundação CASA.

   De acordo com ele, quando os detentos obtêm liberdade, eles não têm muito o que fazer, já que a maioria não consegue trabalho. Este vereador é também diretor de uma Unimed e de uma Unicred e recebe meus e-mails há muito tempo e eu não sabia que ele era vereador em sua cidade.


   Muitas vezes, quando coloco que nossas sementinhas são lançadas e não temos a dimensão de onde elas chegam, é isso! E o bom é que elas tem caído em solo fértil e germinado frutos maravilhosos, como é o caso deste vereador, que não vou citar o nome pois ele não me autorizou. Mas, quando eu for visitá-lo, você o conhecerá.


    São esses os frutos que colhemos e que me fazem ter a certeza que estamos no caminho certo, um Sindicato vale pela suas atitudes em defesa de sua categoria.

A criação do nosso sindicato fez com que muitas pessoas fossem obrigadas a levantar da cadeira e trabalhar, para não perder espaço e isso é muito bom, pois quem ganha com isso é o cooperativismo!


    Ainda somos um bebezinho e estamos crescendo, imagine quando nos tornarmos um dia adultos, o que teremos conquistado!


    Um bebê aprende muito rápido e assim somos nós, que aprendemos todos os dias com professores da mais alta qualidade, dispostos a ensinar e a ajudar, como um grande pai faz com seu filho e só quer o nosso bem. Querer o nosso bem, neste caso, é desejar o bem do cooperativismo.


   Sinto-me como mãe, pois tenho amor de mãe pelo nosso sindicato. Ele nasceu e é uma criança especial, pois é diferente de tudo que tem, que até então não existia, uma entidade que representa os interesses dos trabalhadores cooperados em nosso País. Ao nascermos, muitas pessoas não nos viram como especiais e sim doentes mentais. Contudo, temos provado dia a dia que somos capazes, mesmo com todas as adversidades que encontramos todos os dias.

   A cada dia Deus nos abre uma porta diferente em um local diferente, daquele lugar que eu jamais pensaria que seria possível encontrar uma passagem para um futuro melhor.


   No dia da fundação do nosso Sindicato, passamos por muitas dificuldades e perigos. Eu então entreguei nosso Sindicato nas mãos de Deus e, quem tem Deus no comando, não pode ter um futuro ruim!


   Como coloquei, um Sindicato é feito de pessoas, por isso, não importa onde você esteja, se é simpatizante com nossa luta em prol do crescimento do cooperativismo, una-se a nós para construirmos um cooperativismo sólido e sério, que resista a todas as dificuldades.


   O cooperativismo é uma das maiores ferramentas de inclusão social que, em todos os seus ramos, tira o intermediador para favorecer seu associado, isso é o que o torna capaz de enfrentar as adversidades que ele encontra no mercado. Muitas vezes, o cooperativismo é mal compreendido aos olhos de quem o vê, sem o conhecer a fundo e saber que ele não visa o lucro capitalista, como fazem as empresas normais.

É esse cooperativismo humano que levamos todos os dias para milhares de pessoas em nosso País e é com este cooperativismo que vamos mudar a cabeça de muitas pessoas.


   Vou lhe contar uma coisa, prometo que é a última! Há alguns meses atrás, visitei um vereador aqui de São Paulo e ele me recebeu com muito carinho. Falei, falei e falei por uma hora e ele me disse, vou pensar, pois tem muita coisa que não concordo no cooperativismo.

   Ele me explicou que viu pessoas fazendo coisas que não devem e então coloquei para ele que eu concordava com ele, porém não podemos matar o boi para acabar com os carrapatos, temos que tratar e eliminar apenas o problema. Coloquei a ele que gostaria que ele conhecesse o verdadeiro cooperativismo e ele me colocou que iria pensar. Entretanto, disse-me que muitos de seu partido passaram a ter simpatia pelo cooperativismo por causa da minha persistência.


   No primeiro de maio eu o encontrei. Ele passou a receber nossos e-mails. Perguntei então a ele, agora eu e o cooperativismo somos dignos de contar com o seu apoio em nossa luta? Ele me abraçou me deu uma beijo e me disse "Sandra, conte comigo, conte com meu mandato em prol de sua categoria, que é defendido por uma grande guerreira" aquela frase foi um grande presente para nós, que ganhamos mais uma voz de peso dentro do município de São Paulo.


  Tenho certeza que, como ele, muitos outros já criaram simpatia pelo cooperativismo, que antes só tinham ouvido falar de longe e agora podem ter muito mais contato.

Bom, é isso. Ainda tenho muito pra falar, mas com certeza o seu tempo de ler já acabou.


   Tem uma frase de Che Guevara que tem muito a ver com a luta do cooperativismo: "Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira". Concidentemente, o nosso sindicato nasceu no mesmo dia que Che Guevara. Descobri isso depois de nossa fundação.


  Segue algumas fotos de nossas atividades desde a fundação que me deram muito orgulho, uma espécie de retrospectiva, para que você possa conferir.

* Sandra Campos
Editora Chefe - Portal e Revista EasyCOOP
Dirigente Sindical - FETRACESP - Federação Sindical dos Trabalhadores Cooperados no Estado de São Paulo