O PAPEL DA ESCOLA DO OLODUM EM SALVADOR

Cristina Calacio
25/10/2010 às 09:01

Foto: Salvador Dez
Garotada beneficiada com ensinamentos da Escola Olodum
 

A Escola Olodum é como uma pequena cidade. Aqui temos centenas de crianças, adolescentes e jovens. Alunos, professores e funcionários. Cada um com seus sonhos, metas e objetivos. São pessoas de todos os credos e etnias, que estudam, convivem e trabalham juntas, construindo seus projetos de vida e ajudando a mudar uma cidade.


Como uma cidade, aqui na Escola Olodum, tem princípios, códigos e valores morais que perseguimos diariamente. A escola é democrática, alunos, professores e funcionários exercem seus plenos direitos de discutir, sugerir, criticar e elogiar.


Fazer com que, dia após dias, uma população eclética, conviva em paz, respeitando-se mutuamente é uma tarefa gratificante! Porque, numa escola, assim como em uma cidade tudo é muito dinâmico. Não somos apenas um prédio com salas, onde meninos e meninas entram, recebem ensinamentos e tornam a sair. A Escola Olodum se faz todos os dias com muito comprometimento, determinação e firmeza. Todos que aqui estudam e trabalham sabem que são responsáveis por fazer a escola.


A Escola Olodum é acima de tudo uma escola cheia de vida. Aqui se realiza sonhos e desejos. Jovens falam baixinho, no ouvido dos colegas, segredos e descobertas. Aqui se emociona ao ver crianças e jovens superando seus limites. Sem falar do alvoroço causado daqueles que tem a oportunidade de viajar pela primeira vez em eventos culturais. Aqui se chora de emoção, quando atingimos nossos objetivos e metas, também choramos pela falta de iniciativas governamentais e promessas não cumpridas.


Aqui, lapidamos talentos, dançamos em dia de festa. Fazemos nossas orações, rezamos a todos os santos e temos a força de Olodumaré. Temos encontros de Pais; capacitação profissional, descobertas incríveis nas aulas de Formação de Liderança; a diversidade e expressão corporal da dança afro. Música, Arte, Cultura e Cidadania são elementos que comprovadamente, valorizam a vida e eleva a auto-estima de jovens que apesar de todas as dificuldades sociais, econômicas e culturais tem sempre uma mensagem de alegria.


Aqui descobrimos talentos na música e na arte, mas, principalmente aqui se forma para o futuro. Jovens lideranças para a cidade do amanhã. Governador, Prefeito, Senador, Deputado e vereadores.  Amanhã... Nossos jovens possam colocar em pratica diariamente os valores que aqui aprenderam. E, assim como a Escola Olodum é um lugar maravilhoso para se aprender, também possa nossa cidade ser mais justa e igualitária para com nossos jovens afros descentes.


Cristina Calacio

Coordenadora Escola Olodum