NOSSA FOME DE INFORMAÇÃO E NOTIÍCIAS NÃO É A MESMA EM SOLIDARIEDADE

Frei Ruy Lopes
26/04/2009 às 13:12
Reutres
Milhares de desagrigados ainda sofrem com terremoto que aconteceu em Aquila, Itália
  Enquanto na Bahia se comemora com muita alegria a festa de São Jorge, aqui em Assis, Provincia de Perugia (Itàlia), celebra-se a festa do beato Egidio de Assis, um dos primeiros companheiros de Sào Francisco.
         
   Esta cidade que tem como expressão o santo dos pobres de quem Dante Aliguieri se referiu dizendo: "O mais santo dos italianos e o mais italiano dos santos". Mas, Assis em 1997 viveu uma experiência dolorosa de terremoto em 1997. Muitas obras de arte foram danificadas e, ainda hoje, muita coisa na cidade ainda è restaurada.
         
   Evidentemente que a imprensa não mais destaca estes aspectos, como também pouca coisa é noticiada no Brasil acerca das consequências do terremoto em Aquila e na região de Abruzzo... O fato é que, no frio de primavera italiana, mais de 1000 pessoas ainda estão desabrigadas e padecendo as consequências da tragédia que se renova a cada dia em várias necessidades, sobretudo quando chove.
        
   Interessante que nossa fome de informações e notícias não é a mesma em solidariedade. Somos lentos para atender às demandas dos outros. De toda parte da Itália o povo de mobiliza, mas, o resto do mundo já a esqueceu.

   Por vezes, alegrias e tragédias são para os espectadores um filme ou uma novela que passa, que se desliga e se assiste quando quiser...
        
    No próximo dia 28 de abril, o Papa Bento XVI irá visitar os atingidos pelo terremoto.

   Não apenas irá demonstrar o que dele se espera como cristão e como papa, mas, especialmente que não esqueçamos que uma tragédia não se acaba da noite para o dia, ou em poucos dias.

   Não fará apenas uma aparição pública como tantos estão fazendo aqui na Itália em busca de reconhecimento, mas nos dirá que existem várias maneiras de se fazer presente na vida de quem sofre...

     Seja para nós ocasião de refletir e, também, ao modo de cada brasileiro, também se fazer presente.