Miudinhas
Tasso Franco
14/07/2023 às  10:03

MERCADO IMOBILIÁRIO NE MOVIMENTA 15 BI 1º TRIMESTRE 2023 DIZ ABRAINC

Minha Casa Minha Vida já entregou 10.000 habitações em 2023, diz Secom PR


  1. O mercado imobiliário das capitais nordestinas movimentou R$ 15,8 bilhões apenas no primeiro trimestre deste ano. Essa estimativa é resultado da análise do Valor Geral de Vendas (VGV), que engloba o valor idealizado de todos os apartamentos vendidos na região. Os dados foram divulgados durante o webinar Expectativas do Mercado Imobiliário na Região Nordeste do Brasil realizado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) e a Brain Inteligência Estratégica, na última quinta-feira (13/7).
 
  2. No período analisado, foram vendidos um total de 8.515 imóveis nas nove capitais nordestinas. Um dado que reforça a tendência de que o Nordeste vem atraindo cada vez mais investidores e compradores em busca de oportunidades no mercado imobiliário.
 
  3. Na avaliação do presidente da ABRAINC, Luiz França, os resultados apresentados demonstram a força e o potencial do mercado imobiliário da região, que tem se consolidado como uma opção promissora para investimentos. 

  4. "O Nordeste, com suas belezas naturais e clima agradável tem atraído não apenas os moradores da região, mas também investidores de outras partes do Brasil. As informações apresentadas durante o webinar reforçam a importância de acompanhar de perto o mercado imobiliário nordestino, que tem se mostrado promissor e cheio de oportunidades para investidores e consumidores em busca de um negócio sólido e rentável.", ressalta o executivo.
 
  5. Durante o webinar, alguns dos principais players do setor revelaram que acreditam que o mercado imobiliário nordestino continuará em expansão nos próximos trimestres, gerando oportunidades tanto para os investidores quanto para aqueles que desejam adquirir sua casa própria.
 
  6. Participaram do evento o Diretor Assuntos Econômicos e Administrativo da ABRAINC, Renato Lomonacco; o CEO da Brain Inteligência Estratégica, Fábio Tadeu Araújo; a diretora de incorporação da Marquise, Andrea Coelho; o CEO da Moura Dubeux, Diego Vilar; o CEO da Diagonal, João Ximenes Fiuza, o CEO da Stanza, Luciano Barreto Neto, e o presidente da Jotanunes, Paulo Nunes.

  6. Reativado em fevereiro deste ano pelo Governo Federal, o novo Minha Casa, Minha Vida (MCMV) fechou o primeiro semestre com a marca de 10 mil unidades entregues. A lei que cria o novo MCMV foi sancionada nesta quinta-feira (13/7) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em solenidade no Palácio do Planalto.
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  7. (MINHA CASA) Ao todo, 10.094 unidades habitacionais foram repassadas às famílias desde 14 de fevereiro, quando as primeiras residências foram entregues em uma série de eventos simultâneos realizados na Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Goiás, Pernambuco e Paraná. 

  8. Além desses estados, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Tocantins, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Sul e Pará foram beneficiados até aqui. O repasse federal para todas as unidades concluídas soma R$ 1,17 bilhão (confira a seguir).
 
  9. Maior programa de habitação popular já executado no Brasil, o MCMV já entregou mais de 6 milhões de unidades habitacionais. Agora, em sua nova versão, a meta é contratar, até o fim de 2026, mais 2 milhões de moradias, em locais que levam em conta a proximidade de serviços públicos e de comodidades de mobilidade.
 
  10. "Em vez de levar o povo para morar 20 quilômetros distante do centro da cidade, é levar o povo para onde já tem escola, asfalto, energia elétrica e linha de ônibus", afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no evento de sanção do programa, defendendo também a adaptação de imóveis públicos abandonados para serem usados como unidades habitacionais. Só do INSS, disse, são cerca de 3 mil.
 
  11. O programa, além de atuar para reduzir o déficit habitacional e realizar o sonho da casa própria, contribui para o crescimento da economia, na medida em que é um grande catalizador na geração de empregos. Nos próximos seis meses, outras oito mil unidades estão previstas para serem entregues, além da retomada de 21,6 mil obras.

  12. O governador Jerônimo Rodrigues vai entregar mais um Colégio de Educação em Tempo Integral no município de Feira de Santana, a partir das 8h30 desta segunda-feira (17). Foram investidos na unidade cerca de R$ 30,5 milhões, para a implantação de 24 salas de aulas, biblioteca, quatro laboratórios, teatro com 175 lugares, piscina semiolímpica, restaurante estudantil, quadra coberta, campo de futebol de grama, pista de atletismo, entre outros equipamentos.

  13. Jerônimo também lança o Pacto pela Retomada de Obras da Educação, em parceria com o Ministério da Educação, e participa da solenidade de certificação de 300 educandos do Projeto Educa Mais Ação.
  

  14. A CAIXA assinou nesta sexta-feira (14) o acordo de patrocínio master da Liga de Basquete Feminino (LBF) deste ano, que passa a se chamar LBF CAIXA 2023. O valor do contrato é de R$ 600 mil e inclui a fase de playoffs, que terá início hoje, e o Jogo das Estrelas, no dia 29 de julho. A assinatura retoma a parceria de patrocínio entre o banco e a liga, que aconteceu entre 2016 e 2019.

   15. Para a presidenta da CAIXA, Maria Rita Serrano, “patrocinar o esporte é contribuir para o desenvolvimento social do nosso país. O basquete feminino tem representação nos vários estados do Brasil, e este campeonato acarreta não somente no intercâmbio de experiências esportivas como também na promoção social das atletas”.
 
  16. "Estamos extremamente felizes em poder contar esta novidade! A CAIXA tem uma história muito bonita ao nosso lado e foi parte fundamental para o renascimento de nossa liga, que se tornou melhor e muito mais forte com ela. Poder dizer novamente que a CAIXA apoia a Liga de Basquete Feminino nos enche de muito orgulho", celebra o Presidente da LBF, Valter Ferreira.

  17. O comércio varejista baiano retraiu suas vendas em 2,5% em maio de 2023 frente ao mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal. No cenário nacional, na mesma base de comparação, os negócios também retraíram (-1,0%).

  18.  Em relação a igual mês do ano anterior, o comportamento na Bahia foi de crescimento de 1,5%, sendo o sétimo consecutivo, enquanto no país a queda foi mantida (-1,0%). No acumulado do ano, as taxas foram positivas em 3,2% e 1,3%, tanto no âmbito estadual como no federal.  

   19. Esses dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – realizada em âmbito nacional – e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento. 

   20. A expansão nas vendas, em maio, se deve ao efeito base, uma vez que em igual período de 2022 as vendas recuaram 7,4%, ao aumento do salário mínimo, aos efeitos da desaceleração e deflação dos preços em algumas atividades que compõem o setor, como a de combustíveis, que registrou queda de 8,61%.

  21. Além disso, nesse mês, comemora-se o Dia das Mães, considerada a segunda melhor data para o setor.  Entretanto, apesar do período ser um incentivo ao consumo, o crescimento das vendas não foi expressivo, já que o cenário econômico ainda é incerto, com as altas taxas de juros, crédito caro, elevados níveis de endividamento e inadimplência no mercado. 

   22. Por atividade, em maio de 2023, os dados do comércio varejista do estado baiano, quando comparados aos de maio de 2022, revelam que três dos oito segmentos que compõem o indicador do volume de vendas registraram comportamento positivo. 

  23. O crescimento nas vendas foi verificado nos segmentos de Combustíveis e lubrificantes (29,4%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (12,6%) e Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (11,9%). 

  24. Os demais segmentos apresentaram comportamento negativo, são eles: Móveis e eletrodomésticos (-1,6%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,3%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-13,5%), Tecidos, vestuário e calçados (-16,9%), e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-21,1%). No que diz respeito aos subgrupos, as vendas de Eletrodomésticos cresceram 5,8%. Enquanto as de Móveis e Hipermercados e supermercados retraíram 10,6%, e 2,7%, respectivamente.  

   25. Na série sem ajuste sazonal, o segmento de Combustíveis e lubrificantes, Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, e Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação registraram as maiores influências positivas para o setor. O comportamento do primeiro é atribuído à deflação nos preços dos combustíveis. 

  26. De acordo com os dados do IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou nos meses de abril e maio de 2023, para o item Combustíveis (veículos) taxas de -1,16% e -8,61%, respectivamente, em Salvador/BA, sendo um dos produtos que mais contribuíram para a desaceleração verificada nesse mês em Salvador/BA (0,35%). 

   27. Por outro lado, a forte influência negativa para o setor veio do comportamento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, Móveis e eletrodomésticos e Tecidos, vestuário e calçados em função do peso que possuem para o Indicador do comércio varejista.  

  28. Apesar da desaceleração no nível geral dos preços, a ampliação do consumo para os bens comercializado por esses setores se mostraram desfavoráveis, dado a pressão da inflação verificada nos grupos de alimentos e bebidas, artigo de residência, e vestuário.  

   29. Em relação a Material de construção, as vendas em maio recuaram em 0,6%, na comparação com o mesmo mês de 2022. Apesar de negativa, essa taxa mostra arrefecimento na queda das vendas da atividade, quando observada a do mês imediatamente anterior (-6,9%), podendo ser justificada pelo aumento do salário mínimo, verificado no mês atual. Para o acumulado dos últimos 12 meses a retração foi de -4,7%.


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