JORNALISTA EDUARDO RIBEIRO COMENTA MUDANÇAS EM A TARDE E CORREIO DA BA

Eduardo Ribeiro é jornalista formado pela Fundação Armando Penteado, editor do Jornalistas & Cia
| 24/07/2008 às 00:14

A imprensa baiana não é mais aquela. Os veículos de comunicação da terra de Dorival Caymmi acompanham os passos da modernidade e se igualam, em proposta editorial, aos melhores jornais do País, ganhando musculatura internacional.

A correspondente deste Jornalistas&Cia em Salvador, Mariana Trindade, que também dirige a Darana Comunicação, traz esta semana duas boas novidades de lá, uma no campo da mídia tradicional, com o Correio da Bahia, e outra na seara da mídia digital, com o Grupo A Tarde. Ambas revolucionárias para os padrões locais de jornalismo e de veículos de comunicação.

Vamos a elas.

O Correio da Bahia, fundado por ACM e que em dezembro próximo completa 30 anos de vida, quer romper o marasmo e melhorar sua performance em relação ao líder A Tarde.

Após grave crise familiar, que provocou problemas de toda a ordem para os negócios da família Magalhães, as coisas parecem ter se assentado e o jornal pôde fazer investimentos arrojados num novo projeto gráfico e editorial. Contratou para isso a consultoria Innovation, uma das mais importantes do mundo, com serviços prestados a diários de inúmeros países.

O novo projeto acaba de entrar no forno e em semanas deverá estrear no mercado com inúmeras novidades, a maior delas, o formato berliner, hoje adotado por jornais de várias partes do planeta - no Brasil o pionerismo esteve a cargo do Jornal do Brasil. A equipe da Redação foi convocada pelo editor-chefe Rodrigo Cavalcante e membros da consultoria Innovation na última 5ª.feira (10/7) para conhecê-lo.

Aguardadas com muita expectativa pelo mercado baiano, as mudanças deixarão a nova versão totalmente diferente do modelo atual. Além da mudança de formato, não terá mais cadernização e privilegiará o uso de fotos maiores e textos curtos. As editorias tradicionais darão lugar a quatro seções: 24 horas, com notícias rápidas; uma segunda com matérias mais completas; a terceira com reportagens sobre comportamento; e a última destinada à cobertura esportiva.

Em entrevista que concedeu com exclusividade a Mariana Trindade, Albuquerque salientou: "Fizemos um formato seguindo as novas tendências européias e americanas. Nosso objetivo é uma proposta nova e totalmente diferente de outros veículos existentes no mercado baiano."

O tempo cada vez menor que as pessoas têm para dedicar à leitura dos jornais foi decisivo na definição do novo projeto, tanto para a escolha do formato berliner, quanto do estilo de fotos (maiores) e textos (mais curtos). Ou seja, nasce com a proposta de ser um jornal muito mais prático e confortável visualmente para seus leitores. Mas não se pense que a idéia é popularizar. Albuquerque garante que isso não está em questão.

Ele também afirmou que a equipe que trabalhará no jornal já está fechada. "Concluímos as mudanças no quadro para fazer a apresentação do projeto com a equipe definitiva". Na última semana, houve mais uma série de mudanças na Redação.

Deixaram o veículo Isabela Larangueira, editora-coordenadora do Folha da Bahia, caderno de entretenimento e cultura; Dilton Cardoso e José Carlos Mesquita, respectivamente editor e repórter de Esportes; e Aurora Vasconcelos, editora de Brasil e Internacional.

Do caderno Aqui Salvador, responsável pela cobertura local e polícia, saíram os repórteres Josué Silva, Camila Vieira e Cilene Brito; e de Economia, as repórteres Adriana Patrocínio e Mônica Bichara.

Para reforçar a equipe foram contratados três editores: Oscar Valporto, Gustavo Acioli e André Renato de Souza, ainda sem funções definidas. Hagamenon Brito, crítico musical do jornal, substitui Isabela Larangueira, e Herbem Gramacho reforça a Reportagem de Esportes.

O novo portal de A Tarde


Nas hostes de A Tarde, jornal líder há muitos anos do mercado baiano, a palavra de ordem é o meio digital. No próximo dia 5 de agosto, o Grupo lança a mais nova versão do portal A Tarde Online, que segue a tendência mundial do uso da Web 2.0. Mais interativo, dinâmico e multimídia, ele reúne informações dos outros veículos de comunicação do grupo e destaca a participação dos internautas, que poderão enviar fotos, vídeos, comentar matérias e sugerir pautas. "Esta será uma nova forma de trabalhar a notícia que poderá influenciar até mesmo o nosso jornalismo impresso", destacou Fernando Severino, gerente de Internet do Grupo. Além do investimento de R$ 300 mil nas mudanças estruturais e conceituais, o novo formato do site também exigiu novas competências no perfil dos profissionais que trabalham no portal.

Que os ares da modernidade continuem bafejando o mercado baiano e a gerar maiores oportunidades de trabalho. Nós estaremos de olho para trazer informações fresquinhas neste Comunique-se.