Aconteceu nesta terça feira
ACM Neto, ao lado do bispo Marinho, feliz da vida com apoio de Varela, PR e PRB (Foto/Rep)
Foto:
Em solenidade realizada nesta manhã de terça-feira, 3, o PRB e o PR formalizaram oficialmente o apoio à candidatura de ACM Neto a prefeito de Salvador. O apresentador de TV e radialista Raimundo Varela confirmou a desistência de sua candidatura e o apoio à ACM Neto entendendo que "é preciso dar um passo à trás para, posteriormente, dar dois passos à frente". O vice de ACM Neto passa a ser o bispo Márcio Marinho.
Com essa decisão, a candidatura de ACM Neto fortalece-se bastante uma vez que Marinho é bem votado em Salvador e certamente trará consigo os votos dos fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus. Quanto ao eleitorado de Varela somente uma pesquisa sinalizará para onde irão. Em 2004, diante de situação parecida, eles se direcionaram para o candidato João Henrique, então no PDT.
A adesão do PR, no plano eleitoral, não é significativa. De toda sorte, com o PR alinhado ao DEM, na capital, as chances de uma aliança com o Partido dos Trabalhadores e a ocupação de uma Secretaria de Estados passaram a ser praticamente nulas. Ainda assim, na Assembléia Legislativa, deputados dessa legenda seguem atrelados à base de sustentação do governo.
O fato mais relevante, independente de Varela e o PRB, foi o alinhamento da IURD com o DEM na capital, o que já acontecia no interior (Feira de Santana e outros municípios) e deverá se estender a outras localidades da Bahia. A propósito, o ex-governador Paulo Souto, durante a solenidade de hoje, alfinetou o quanto pode o governador Jaques Wagner, destacando que esta união visa recuperar "Salvador e a Bahia, que passam por situações difíceis".
Agora, diante do quadro já formatado, restou ao PT se alinhar com o PSB, PCdoB e PV, o que deverá acontecer ainda esta semana. Aliás, nunca se sabe, uma vez que Lídice da Mata insiste em ser a cabeça da chapa, e Olívia Santana, segue na mesma direção. Se a carruagem andar nesta direção, PT vai ficar com PT, na vide; e PSB alinhar-se com PCdoB.
CASO VARELA
A desistência da pré-candidatura Raimundo Varela, o apresentador com auditório da TV Itapoan, já era esperada há dias, desde que tentou se organizar com o PSDB, com o aval da direção da Record, em São Paulo. Inconfiável aos políticos, Varela nunca conseguiu organizar uma frente partidária para manter sua candidatura, nem hoje, nem em 2004.
Ao longo a história política de Salvador está sendo conhecido como "coelho" aquele que sempre sai na frente da pré-corrida eleitoral e depois desiste, cansa, assim como acontece com os "coelhos" das corridas de atletismo. Agora é esperar o que vai acontecer em 2010.