São as sabáticas de hoy
Evento bem comportado, com discursos moderados e à procura do consenso (Foto/BJá)
Foto:
Miudinhas da Política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:
1. O pré-lançamento da candidatura do deputado Nelson Pelegrino a prefeito de Salvador, neste sábado, mostrou que a divisão das correntes partidárias e ideológicas no âmbito do PT prevalecem muito fortes e uma postura de rebeldia, como bem definiu Pelegrino para "gerar energia interior" não levará o PT a lugar algum na próxima eleição, se não houver consenso.
2. A força de Pelegrino, pois, se reduziu à corrente a Esperança é Vermelha, não sensibilizou os companheiros das outras correntes, e Nelson se viu cercado dos seus partidários e de setores da militância. Talvez, por isso mesmo, vendo suas forças reduzidas a esses grupos, fez um discurso moderado, pregou o consenso, disse que era apenas pré-candidato e ainda sonha com a Frente de Esquerdas.
3. A rigor, Pelegrino se viu isolado e distante dos outros segmentos do PT, os quais, sequer passaram pelo auditório do Colégio das Mercês para cumprimentá-lo, e amparou-se nos fiéis parceiros de partido, o ex-presidente Marcelino Galo, Valmir Assunção, Yulo Oiticica, Maria Del Carmen e o prefeito de Camaçari, Luis Caetano, e sobretudo nos dirigentes sindicais e comunitários para se energizar. Não deixar a peteca cair.
4. Os discursos seguiram nessa direção. O prefeito de Camaçari, Luis Caetano, depois de chamar Pelegrino de "meu irmão" defendeu a construção da unidade e cometeu até um ato falho, porém de gosto e aplauso da platéia, para no segundo turno derrotarmos "o que ainda resta do carlismo". Anunciou também que esteve com o governador Wagner e o chefe do Executivo lhe confidenciou que "não optará nem por um; nem por outro candidato" se posicionando como soldado do partido.
5. Isso significa dizer, pela força limitada de Pelegrino no âmbito do partido, demonstrada hoje, e pela existência de outros candidatos mais articulados internamente, a disputa ainda vai render muitos panos para mangas. Tanto que, ao lado de Pelegrino, hoje, estava Marcelino Galo, ex-presidente do PT na Bahia, quando deveria estar presente, até por cortesia simbólica, o atual presidente Jonas Paulo.
6. Isso também não significa dizer que a pré-candidatura de Pelegrino deu chabu. Se não está forte quanto se esperava, pelo menos aos olhos de quem não é militante do PT, ainda se mantém competitiva diante dos seus adversários internos os deputados Walter Pinheiro, J. Carlos e Luis Alberto, em especial, Walter Pinheiro. É competitiva e ousada, insubmissa, rebelde. Foi isso o que se ouviu no Colégio das Mercês.
7. A Prefeitura de Salvador colocou um anúncio de duas páginas na revista Ademi Bahia falando dos serviços da Sucom, em especial, licença para construção de edificações. A Ademi é a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia e, segundo a bancada da oposição na Câmara de Vereadores, teria atuado bastante nos bastidores para a aprovação do PDDU. A revista, edição número 35, traz uma ampla e "boa" matéria sobre o PDDU. É a chamada sopa no mel.
8. Vereadores da oposição ao prefeito estão se organizando para ingressar com uma representação no Ministério Público entendendo que não se pode colocar raposas em galinheiro.
9. Falar em Ministério Público o MPE lançou edital para serviços de reparos nas instalações do Palacete Ferraro, sua sede no bairro de Nazaré.
10. A bancada da oposição na Assembléia Legislativa já está com a conta na ponta do lápis. Ao final do governo Wagner, a Ebal dará um prejuízo de R$250 milhões. Querem desconstruir o discurso contra a Ebal nas épocas do PFL.
11. A STP resolveu trocar o ponto de ônibus localizado na Sete Portas - sentido Retiro, para antes da sinaleira. Não se sabe exatamente qual o impacto que isso vai causar no trânsito daquele local. O que não se pode admitir é a ausência de prepostos da STP e da SET no local para orientar as pessoas que estão no ponto antigo aguardando indefinidamente o ônibus que não vai parar. Não existe sequer um abrigo.
12. A SESP recolocou o abrigo para passageiros no ponto de ônibus ao lado do Posto do Cristo, na Barra, que havia sido retirado durante o Carnaval.
13. A prefeita do município de Várzea Nova, Maria Íris Gomes, está sendo acusada pelo promotor de Justiça José Jorge Meireles Freitas de ato de improbidade administrativa após tentativa de desvirtuar a finalidade de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que atua na cidade para fugir à obrigação de realizar concurso público.
14. Segundo o promotor, a prefeita firmou termos de parceria com o Grupo de Apoio ao Desenvolvimento dos Serviços Públicos - uma Oscip - para prestação de serviços de limpeza, de capacitação de professores e na área da saúde, pelos quais o Município (distante 390 Km de Salvador) desembolsaria R$ 775.732,07. Porém, o objeto real dos termos era o fornecimento de mão-de-obra para a Prefeitura Municipal.
15. Tá bem na fita a prefeita de Serrinha, Tânia Lomes (PSDB), com apenas 4 meses de governo depois da desastrosa administração do prefeito licenciado Ferreirinha.
16. O deputado Nelson Pelegrino disse hoje que o prefeito de Camaçari, Luis Caetano (PT) está com 91% de aprovação nas pesquisas, considerando ótimo/bom/regular.
17. Quem também está bem na pesquisa, segundo outra fonte, é Eduardo Alencar, em Simões Filho, ex-prefeito daquele município.
18. O Instituto E-Leva está em campo fazendo uma pesquisa sobre a sucessão em Salvador. Resultado deve sair na próxima semana.
19. O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), antigo Serviço Sentinela, lançou o CREAS Itinerante. O projeto visitou a Praça da Revolução, em Periperi, levando informações e esclarecimento sobre as formas de violência contra crianças e adolescentes, como identificar e evitar os abusos. Ligado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) o CREAS pretende com atividades lúdicas entreter mais a comunidade e fazer com que haja mobilização e compreensão do que significa a violência e como preveni-la.
20. Do leitor Almirzão, de Barreiras, BA: - Nunca vi cooperativa reclamar de impostos e tem uma isenção que nehum segmento possui. Tem a mesma isenção de ONG´S e Igrejas. Quero ver eles trabalharem como sociedade anônima.
21. A Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) e a Secretaria de Planejamento, Saneamento, Meio Ambiente e Turismo (Seplantur) inauguram novas instalações nesta segunda-feira (28), às 18h, que visam proporcionar mais agilidade e conforto para o cidadão. Agora, as secretarias funcionam no mesmo prédio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), na Rua Plínio A. Rodrigues, no Loteamento Jardim Aeroporto, Pitangueiras, próximo ao Retran.
22. O Programa Ciranda das Artes está com as inscrições abertas até 30 de abril, na sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, de Lauro de Freitas,em Portão, das 7h às 13h. Para participar é necessário que o candidato tenha em mãos documentos de RG e comprovante de residência. Cerca de 30 atividades são oferecidas à população gratuitamente.
23. Audiência Pública sobre Saúde e Segurança Pública acontecerá na terça feira, 29, às 19h no auditório do Colégio Estadual Thales de Azevedo, no bairro do Costa Azul.
24. A Prefeitura de Salvador recebeu 11 novos caminhões-compactadores zero quilômetro para reforçar a frota da Limpurb na operação de coleta de lixo da cidade. Dos novos compactadores um é protótipo e Salvador é a primeira cidade brasileira a utilizar esse tipo de veiculo, que tem capacidade de acondicionar dez toneladas do lixo domiciliar. Esse texto é da ACS da Limpurb. Acontece que os caminhões são da empresa Vega, prestadora de serviços da Prefeitura.
25. Como dizia o ex-técnico Evaristo de Macedo, "uma coisa é uma coisa; outra coisa é outra coisa". Daqui a pouco a Prefeitura vai relacionar o tomógrafo do São Rafael que está no Posto de São Marcos como sendo de sua propriedade. Calma pessoal, que o andor é de barro. Falar nisso, no corre-corre da homenagem a São Jorge, no Rio, quebraram o santo que era de louça. Foi um vexame.
26. Aconteceu em Brasília a 21ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Fumo, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Estiveram presentes os vereadores André Eloy (PMDB) e Zé Ruque (Dem) e a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Fumo, Zenita Salomão, todos de Cruz das Almas. Na pauta a defesa dos mais de dez mil empregos do setor fumageiro na região Recôncavo.
27. Mais uma piadinha sobre português:
Manuel está tomando banho e grita para Maria:
- Ô Maria, me traz um shampoo.
E Maria lhe entrega o shampoo. Logo em seguida, grita novamente:
- Ô Maria, me traz outro shampoo.
- Mas eu já te dei um agorinha mesmo, homem !!!
- É que aqui está dizendo que é para cabelos secos e eu já molhei os meus.
28. Vou no Point do Acarajé tomar uma Brahma Fresch. Sou brahmeiro como diz o pingunço do Zeca Pagodinho. Comercial gratuito Sêo Nizan.