O Bahia Já está bombando
Foto de Carla Bruni, 1993, atual primeira dama da França, vai a leião em abril na Christie's, NY.
Foto:
Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:
1. O PMDB deu sinais nesta terça-feira, 25, no plenário da Assembléia Legislativa que, num racha entre as maiores lideranças por conta do apoio ao prefeito João Henrique, em Salvador, o governador Jaques Wagner e o ministro Geddel Vieira Lima, dará muito trabalho na base do governo, na Assembléia Legislativa. O deputado Artur Maia, ao rebater uma questão de ordem do líder do PT na Casa, deputado Paulo Rangel, o qual, desejava manter na relatoria da CGE o deputado Bira Coroa (PT) disse o seguinte: "Não faço política com visão pessoal. É preciso não entender minhas críticas ao deputado Bira Coroa como uma ofensa".
2. Para melhor entender a nota acima, o PMDB se aliou ao PR/PSB e ao DEM propondo o retorno do Projeto de Lei que cria a Controladoria Geral do Estado, e Artur advogou que o relatório de Bira Coroa sobre a CGE, por ele não pertencer a Comissão de Constituição e Justiça, não tem validade.
3. Os especialistas em matérias policiais na imprensa de Salvador atestam que, todas as vezes que um PM, sobretudo de alta patente, sofre um atentado por parte de bandidos, como aconteceu com o major Ivan Pereira das Neves o "couro come" em áreas periféricas da cidade. Ou seja: vão aparecer "presuntos" à mancheia no decorrer da semana e no final dela.
4. Hoje, as áreas consideradas críticas em Salvador e pontos de tráfico de drogas e marginalidade são: Brongo do IAPI, Avenida Peixe, Milho (próximo ao campo do Tejo), Feirinha do Pero Vaz Velho, Alegria, Baixa da Égua e trechos da Santa Mônica. Á área da Santa Mônica foi onde prosperou a "gang" 'Bebê a Bordo' que gerou o marginal Faraó, já falecido. Só que, nesse quadrante, proliferou uma escolinha da marginalidade. Essa é a visão da turma da imprensa que cobre o setor Polícia.
5. Bem posta a propaganda do ex-prefeito Antonio Imbassahy, na TV, nas inserções dos horários permitidos pela legislação eleitoral. Faz o contra-ponto com o atual prefeito, o pior avaliado entre os pesquisados do DataFolha, como sua performance no mesmo instituto, considerado o melhor do país em sua época de administração (1997/2004).
6. O governador Jaques Wagner (PT) abriu os olhos do PT durante discurso na solenidade de posse dos novos presidentes do partido, na Bahia e em Salvador, respectivamente, Jonas Paulo e Vânia Galvão. Afirmou que a legenda está atrasada no plano da definição das candidaturas à sucessão municipal e situou que se o PT quer continuar liderando esta coligação, "nós temos que definitivamente colocar para fora daqui aqueles que não entendem que a democracia se faz com a tolerância de idéias e intolerância com métodos que não se coadunam com a militância do partido".
7. Falar em discursos, os de Vânia Galvão e de Jonas Paulo agradaram em cheio militantes do PT e forças políticas deste partido que advogam candidatura própria em Salvador, desligando-se da gestão João Henrique (PMDB). Temos o desafio de eleger o prefeito e o maior número de vereadores em Salvador. Veja um trechinhdo do discurso de Vânia: "Temos que procurar construir alternativas para a sucessão na cidade, pois um partido que tem o presidente da República e o governador do Estado não pode deixar de se apresentar como alternativa".
8. Diante de tais diretrizes, o prefeito João Henrique (PMDB) pode se organizar com outras alternativas para usar uma expressão de Vânia, pois, ao que se sabe o PMDB nem tem o presidente da República; nem o governador do Estado. Ademais, Wagner deixou nas entrelinhas em sua fala de hoje que é um camarada tolerante, ouve o que não quer, porém, não se abala em suas convicções e espera o momento certo para expressar o que pensa. Wagner, hoy, hablou para dentro (PT) e para fora (PMDB).
9. O deputado Nelson Pelegrino (PT) era só alegria na terça-da-benção. Logo cedo na Rádio Nova Salvador disse que o PT está unido e ajudará o governador Wagner a ser vitorioso em Salvador. Perguntado qual sua posição sobre o atual prefeito da capital disse: "Minha posição Salvador já conhece". Isto é, Pelegrino quer o PT governando Salvador na cabeça da chapa e acha que tem condições para isso.
10. Falando na Tribuna Popular da Nova Salvador uma ouvinte saiu-se com esta diretamente do Vale das Pedrinhas, diante da falta de saneamento básico no local onde reside, Rua Ceilão: "Aqui não tem Bahia Azul; nem Bahia Verde. Os políticos só querem fazer créu no povo".
11. A Câmara Municipal de Salvador vai conceder o título de cidadão da cidade a Laura Ziller, uma italiana que dirige o Hospital San Raphael. A indicação foi do vereador Téo Senna. Vai ser dia 27 próximo, às 19h, no Plenário Cosme de Farias.
12. O Olodum vai completar 30 anos em 2009. Seu diretor, João Jorge, está programando o ano de aniveresário do grupo, entre 25/4/2008 a 25/4/2009. Tem uma programação de cair o queixo com Paul Simon e outras atrações internacionais. Tudo "Dendê no Sangue", a ser realizada no Pelourinho. O Olodum é o grupo afro brasileiro de maior visibilidade internacional. Agora mesmo, retornou de uma turnê em 31 países.
13. Advinha quem está com "busdoor" em circulação nos ônibus da capital? O eterno candidato a prefeito Rivaillton Pinto. Por uma dessas coincidências, em ano eleitoral, as peças promocionais falam de sua formatura em administração.
14. A deputada Fátima Nunes (PT) "puxou uma pestana" na Mesa Diretora da AL. A moça tá cansada. Viaja muito pelos sertões da Bahia.
15. "Infertilidade conjugal - como investigar e tratar" é o tema que será abordado nesta sexta-feira, dia 28, pelo ginecologista Joaquim Lopes, especialista em Reprodução Humana, durante 1º Seminário de Ginecologia e Obstetrícia do Oeste da Bahia, no Hotel Solar das Mangueiras, em Barreiras. O evento, dirigido a médicos, é promovido pela Associação de Ginecologia e Obstetrícia da Bahia (SOGIBA).
16. A palestra do francês
Emmanuel Wallon será realizada na segunda próxima (
31), na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, dando início às atividades preparatórias para o Ano da França no Brasil, conhecido como
França.br. O palestrante falará sobre as experiências de política cultural da União Européia.
Wallon é doutor em sociologia e mestre em economia pela
École des Hautes Études em Sciences Sociales, Paris. Especialista na análise de políticas culturais, ele publicou diversos livros e artigos sobre o tema e é membro dos comitês de redação das revistas
Temps Modernes e
Etudes Théâtrales.
17. A saída da jornalista Ivana Braga, de uma das coordenadorias da Agecom, conduz o poder aos "companheiros". As funções dela foram aos poucos sendo passadas para Ernesto Marques e Marlupe. Ela ficou sem ter o que fazer, se tocou do que estava ocorrendo e pediu para sair. Não houve nenhum apelo do tipo "deixe disso", "nós precisamos de vc", "fique por favor". Vitor, o porta-voz que substituiu Pedro Formigli também já foi embora pra São Paulo.
18. Tá um buchico enorme em Cruz das Almas. Sustenta-se que o prefeito Orlandinho (PT) estaria movendo "mundos e fundos" para evitar a candidatura de Dr. Jean, pelo PMDB. No próximo dia 20 de abril, a cúpula do PMDB na Bahia estará em Cruz num evento com a juventude peemedebista. Este será o Dia D para Dr. Jean.
19. A Prefeitura de Lauro de Freitas inaugura nesta quinta-feira (27), às 19h, a segunda creche pública do município, na comunidade do Habitar Brasil (HBB) Vila Nova de Portão. Logo depois entrega a revitalização da Praça local, que recebeu serviços de iluminação da quadra poliesportiva e em todo o espaço, brinquedos, mesas e cadeiras de concreto, além de uma área para a prática de capoeira. Construída com recursos do tesouro municipal, a Creche-Escola atenderá 100 crianças da comunidade com idade entre um e três anos.
20. Morreu hoje, em Serrinha, o veterinário Leonardo Freitas. Infarto.
21. O BahiaJá bombou em sua edição da última segunda-feira, 24, com 62.555 matérias vistas durante 24 horas. Fonte: Locaweb.
22. Quem também bombou foi o blog de Chico Bruno com mais uma denúncia na área do Ministério dos Esportes.
23. O vereador Celso Cotrim (PSB) enviou um pedido ao prefeito JH com o objetivo de acelerar o processo de apreciação e votação do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Cotrim reclamou da lentidão do executivo e ressaltou a necessidade da urgência urgentíssima na votação do requerimento para resolver os problemas da equiparação de salários e das condições dos postos de saúde.
24. A Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas da Bahia- ADVB-Ba- realiza no próximo dia 26, quarta-feira, uma palestra/almoço do Fórum de Debates, no qual será discutido o tema Sustentabilidade. O evento será realizado no Tropical Hotel da Bahia, localizado no bairro do Campo Grande, das 12h às 14h30 e terá palestra de Elcio Aníbal Lucca, Presidente de Assuntos Corporativos da Experian América Latina, além de Vice-presidente do Conselho Administrativo da Serasa e Presidente do Conselho Superior do MBC - Movimento Brasil Competitivo.
25. Tá andando, lentamente, as mensagens do governador propondo reajustes para os servidores do Estado. Em abril sai, com certeza.