O Prêmio Katia Mattoso de Historia da Bahia será entregue na próxima segunda-feira, dia 06 de agosto, às 17h30, na Sala Katia Mattoso da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris). A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Pedro Calmon/SecultBA e Assembleia Legislativa da Bahia, que teve a articulação do deputado Zé Raimundo Fontes.
O resultado do prêmio foi publicado no Diário Oficial do Estado, no último dia 28, contemplando três obras nas seguintes categorias: dissertação de mestrado, tese de doutorado e livro publicado sobre História da Bahia em 2011. Alguns trabalhos também receberam menção honrosa. Veja a lista de vencedores: aqui.
Ao todo foram 25 concorrentes entre livros, teses e dissertações em língua portuguesa, publicados ou defendidos até dezembro de 2011. A comissão de seleção foi composta por doutores em História de universidades brasileiras, que avaliaram critérios como originalidade, erudição bibliográfica, rigor metodológico, esforço de pesquisa e criatividade narrativa, segundo a Fundação Pedro Calmon.
A instituição do prêmio Katia Mattoso de História da Bahia para consagrar a produção acadêmica sobre a história do estado foi formalizada em Sessão Especial de iniciativa de Zé Raimundo, em 08 abril do ano passado, data em que a professora Kátia Mattoso faria 80 anos.