Ao tentar derrubar a sessão plenária desta terça-feira, 12, pedindo verificação de quorum apesar da presença ostensiva dos professores grevistas que lotavam a galeria da Casa, o deputado Rosemberg Pinto (PT) provocou a indignação do líder da oposição, deputado Pelo Azi (DEM), que o desafiou a ocupar a tribuna para negar as denúncias que a oposição tem feito sobre a má aplicação dos recursos do Fundeb pelo governo do Estado.
" Denunciei aqui que o Estado da Bahia encerrou o exercício de 2011 tendo em caixa R$ 643 milhões de recursos do Fundeb. Declarei que até o mês de abril o Estado da Bahia só aplicou da sua Receita Líquida de impostos, algo em torno de 20% em educação quando a Lei exige que se aplique no mínimo 25%. Ontem declarei que até o final de abril o Estado tinha disponibilidade de recursos na ordem de R$936 milhões, nas contas do Fundeb", lembrou o democrata sugerindo a Rosemberg que utilizasse a tribuna para desmentir esses fatos.
" Ocupe a tribuna para dizer que meus dados não são verdadeiros, deputado, e não para fazer com que esse parlamento silencie e dê uma demonstração de ineficiência e inoperância", disse duramente Azi, considerando " covardia" o fato de o governo não querer debater na Casa as questões relacionadas à educação. " É inacreditável que o governo se utilize da sua maioria silenciosa para impedir que este parlamento possa intervir na greve que já trouxe tantos prejuízos à sociedade", reforçou.